Os vasos gregos recebiam o nome de ânfora, possuíam duas alças e tinham formato oval. Eram utilizadas para a contenção de líquidos, como por exemplo, o vinho e o azeite. E se caracterizam pelas pinturas que eram feitas neles.
Pintura grega em cerâmica Em um primeiro momento, as ornamentações exibiam padrões geométricos e abstratos, posteriormente, passaram a reproduzir cenas mitológicas e figuras humanas em situações cotidianas, inclusive cenas eróticas representando tanto práticas heterossexuais quanto homossexuais.
Os vasos gregos são também conhecidos não só pelo equilíbrio de sua forma mas pela harmonia entre o desenho, as cores e o espaço utilizado para a ornamentação. Além de servir para rituais religiosos, eram usados para armazenar água, vinho, azeite, mantimentos.
Cerâmica da Grécia Antiga
Na maior parte das vezes, as pinturas dos vasos buscavam representar pessoas em suas atividades diárias e, principalmente, cenas da mitologia grega. Para dar início ao processo, o artista pintava, em negro, a silhueta das figuras.
As pinturas representavam o cotidiano das pessoas e cenas mitológicas, como deuses e semideuses. A pintura grega de vasos basicamente conta histórias. Muitos vasos trazem episódios das aventuras contadas por Homero na Ilíada e na Odisseia.
Cerca de 530 a.C., Atenas inventou a técnica das “figuras vermelhas” em fundo preto. O efeito é muito mais realista e nos vasos de fundo branco surgiu outra técnica inspirada pela aparência dos murais clássicos.
Na maior parte das vezes, as pinturas dos vasos buscavam representar pessoas em suas atividades diárias e, principalmente, cenas da mitologia grega.
Os vasos de cerâmica gregos são, na sua requintada elegância de formas e decoração, peças de enorme beleza. Depois, enquanto testemunhos materiais de uma civilização extinta, permitem na sua iconografia perceber em primeira mão um quotidiano que as fontes escritas muitas vezes apenas deixam supor.
O vaso era usado para a diluição de vinho com água. "É considerado, universalmente, o melhor trabalho do artista", disse o ministro italiano da Cultura, Francesco Rutelli.
O vaso geralmente era criado em seções horizontais separadas: o pé, a parte inferior e superior do corpo, o pescoço e, finalmente, as alças, se necessário. Essas seções eram então unidas com um "deslizamento" de argila após a secagem e é possível, em muitos casos, ver as impressões do oleiro impressas no interior do vaso.
Outra técnica, usada mais raramente, era cobrir o vaso com uma tinta de argila branca. Alternativamente, apenas linhas ou figuras eram adicionadas em preto usando uma versão mais espessa da tinta preta mencionada acima e aplicada com uma escova ou pena rígida; em conseqüência, um leve efeito de relevo era alcançado.
Os gregos eram povos que se pareciam conosco, se parar para pensar hoje usamos vasos decorados para beber água, colocar vinho e etc
Muitos ceramistas e artistas foram prolíficos em sua produção e, em alguns casos, mais de 200 vasos podem ser atribuídos a um único artista. A maioria dos trabalhadores de cerâmica não teria recebido mais do que qualquer outro trabalhador manual e um bom vaso provavelmente custaria apenas um dia de salário.
Para que serve o soro Antilaquético?
Quanto se ganha no youtube por visualização em portugal?
É possível emagrecer caminhando?
Quanto tempo dura um curso tecnico de administração?
Qual a melhor pintura automotiva PU ou poliéster?
Quanto pesa um bebe com 21 semanas de gestação?
Qual a relação da matemática com a ciência?
Quem pode fazer o curso de formação de professores?
Como saber se eu tenho disgrafia?
Que cor de sandália usar com vestido lavanda?
Qual a diferença entre MEI e Eireli?
Quais os tipos de água reagente?
Qual é a ordem das temporadas de Dragon Ball?