Podem ser classificados levando-se em conta a origem, a densidade e o tamanho dos fragmentos. Considerando a densidade, existem agregados leves (pedrapomes, vermiculita...); agregados normais (brita, areia, cascalho...); agregados pesados (barita, magnetita...).
Os agregados são classificados quanto à origem em naturais e artificiais. ... Os agregados podem também ser classificados em leves, normais e pesados. As britas normais são geralmente obtidas pela trituração de rochas, como basalto, gnaisse e granito.
Com relação ao tamanho dos grãos, os agregados podem ser divididos em graúdos e miúdos, sendo considerado graúdo, todo o agregado que fica retido na peneira de número 4 (malha quadrada com 4,8 mm de lado) e miúdo o que consegue passar por esta peneira.
Agregados leves: são os agregados com massa unitária inferior a 1120 kg/m3. ... Agregados normais: são os agregados com massa unitária entre 1500 e 1800 kg/m3. A principal aplicação é na produção de concretos convencionais ou normais. Agregados pesados: são os agregados com massa unitária superior a 1800 kg/m3.
Agregados com peso específico inferior ao do agregado comummente usado em betões, tais como escórias de altos fornos, argila expandida, diatomita, cinzas volantes, ardósia e escórias vulcânicas.
Quanto a sua composição química a areia é classificada como silicato, já que é constituída de quartzo, feldspato e mica. Os feldspatos são silicatos duplos de alumínio e de um outro metal alcalino ou alcalino terroso.
É considerado como agregado familiar um grupo de pessoas que têm ligações jurídicas familiares e que vivem na mesma casa e fazem parte da mesma economia familiar.
Os agregados utilizados em pavimentação podem ser classificados em três grandes grupos, segundo sua (i) natureza, (ii) tamanho e (iii) distribuição dos grãos. Quanto à natureza, os agregados são classificados em: natural, artificial e reciclado.
Os agregados são materiais primordiais na formulação do concreto. ... “Os agregados miúdos (areias) são utilizados para a fabricação de argamassas para reboco, contrapiso, na fabricação de argamassas colantes e também nos concretos. Já os agregados graúdos, brita 0 e brita 1 são utilizados para a fabricação dos concretos”.
3) Quais os tipos de agregado quanto à origem. Naturais: já são encontrados na natureza sob a forma definitiva de utilização: areia de rios, seixos rolados, cascalhos, pedregulhos. Artificiais: são obtidos pelo britamento de rochas: pedrisco, pedra britada.
Os agregados são matérias granulares de dimensões e propriedades adequadas para uso em obras de engenharia civil. Podem ser classificados levando-se em conta a origem, a densidade e o tamanho dos fragmentos.
Os agregados para concreto também são classificados como artificiais ou naturais. Como artificiais, entendem-se as areias e pedras provenientes do britamento de rochas, pois necessitam da atuação do homem para modificar o tamanho dos grãos.
Com relação aos agregados naturais, existem as areias extraídas de rios ou barrancos e os seixos rolados (pedras do leito dos rios), ou seja, são aqueles que já se encontram na natureza. Outro fator que define a classificação dos agregados é a massa específica aparente.
Figura 3 – Agregados graúdos. Industrializados aqueles que são obtidos por processos industriais. Ex.: argila expandida, escória britada, ... Deve-se observar aqui que o termo artificial indica o modo de obtenção e não se relaciona com o material em si.
Como plantar cenoura que está brotando?
Como ligar o Arduino na protoboard?
Como plantar um pé de fruta do conde?
Pode plantar morango em garrafa pet?
Como plantar mudinhas na caixa de ovo?
Como plantar flor de lótus Nelumbo?
Como plantar todos os tipos de plantas?
Como se pilotar um helicóptero de verdade?
Como fazer a esmaltação americana?
Como pintar só a raiz branca do cabelo?
Quantas horas para checar PCH?