Chamamos de hidrovias qualquer via navegável , utilizada por meios de transporte aquáticos para transportar mercadorias e passageiros, em oceanos, mares, lagos, rios, ou canais.
Os meios de transporte aquáticos se movem pelas águas do mar, dos rios e lagoas, como os barcos, navios, canoas e lanchas. No Brasil, onde existem regiões cortadas por grandes rios, o transporte aquático é fundamental para o deslocamento de pessoas, produtos e animais. Você conhece algum deles?
Marítimo: consiste em uma modalidade de transporte aquaviário, em que ocorre o deslocamento intercontinental de cargas e passageiros por mares ou oceanos. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) Fluvial: é um transporte aquaviário, realizado em barcos ou balsas, que se movimentam sobre os rios.
Transporte aquaviário: Também conhecido como aquático ou hidroviário, este modal é sempre usado para transportar cargas de grande volume e peso. Normalmente, o carregamento é feito em balsas e grandes embarcações.
O transporte terrestre pode ser feito por carros, ônibus, motos, caminhões, trens, metrôs e todos os outros tipos que se deslocam por ruas, estradas, rodovias e trilhos.
De acordo com alguns cientistas, o primeiro meio de transporte foi o aquático, ainda no período da Pré-História. Para fazer canoas e botes, usados para cruzar mares e lagos, os homens utilizavam troncos de madeira, bambus e juncos.
Quais são os meios de transporte aquáticos?
O Transporte Marítimo é uma das modalidades dos transportes aquáticos (ou aquaviários) que ocorrem nos mares e oceanos por meio de embarcações (barcos, navios, caravelas, transatlânticos), sendo muito utilizado para o transporte de pessoas e cargas a curtas e longas distâncias.
O Transporte Dutoviário (ou Transporte Tubular) é aquele realizado por meio de Dutovias, ou seja, de tubulações. Note que o termo “duto” significa tubos e corresponde ao local para transportar óleos, gases e produtos químicos através da gravidade ou da pressão.
Há então, a obrigação ao motorista de procurar um local adequado para o embarque e o desembarque dos passageiros. Como não há a possibilidade de isso ocorrer em 100% das vezes (um ou mais pessoas estarão do lado da rua), os passageiros serão corresponsáveis pela segurança descendo de maneira correta, conforme indicado!
O conhecimento de embarque, em geral, pode ser composto por diversas vias, sendo mais comum que seja emitido em seis documentos: três negociáveis e três não negociáveis. As vias devem ser entregues ao embarcador/transportador para que sejam apresentadas ao banco e recebam o valor estipulado no crédito documentário.
Como mencionamos na introdução do post, existem diversas documentações que se enquadram como conhecimento de embarque. A seguir, mostraremos suas principais modalidades.
Note que, ao determinar que o embarque e desembarque deve ser feito “junto a guia” obriga, tacitamente, que todas as pessoas (exceto o motorista) utilizem apenas a porta que estiver próximo a calçada. Preferencialmente, o condutor deverá parar seu veículo pelo lado da calçada (art. 49, § único).
Quantos cadernos eu uso no Ensino Médio?
Qual a cor das vestes do padre?
Quanto tempo dura o transtorno de ansiedade generalizada?
Qual a melhor praia do Rio de Janeiro Ipanema ou Copacabana?
Quais os órgãos responsáveis pelo equilíbrio?
Como calcular a taxa de variação instantanea de uma função?
Qual o nome do Marimbondo Amarelo e preto?
Qual a diferença entre redação dissertativa e narrativa?
Quanto tempo o chantilly pode ficar no freezer?
Quais são as garantias do processo?
Quais são as desvantagens do detergente?
Qual a melhor fonte para se ler?
O que é pressão e vazão e suas unidades de medidas?
É possível fazer uma denúncia anônima ao Ministério Público?