Bactérias esféricas são chamadas cocos. Bactérias com formato de bastonete são os bacilos.
De acordo com a morfologia, as bactérias podem ser classificadas como cocos, bacilos, vibriões, e espirilos. Os cocos podem se agrupar e formarem colônias, nas quais dois cocos formam um diplococo. Quando enfileirados, formam um estreptococos e, em cachos, um estafilococo.
Questão 5. (UFMG) Em que alternativa as duas características são comuns a todos os indivíduos do reino Monera? e) Ausência de membrana plasmática e presença de DNA e RNA. ... C – Errada – Todos os Moneras apresentam capacidade de síntese proteica e apenas alguns são parasitas exclusivos.
As bactérias são organismos simples, formados por apenas uma célula, sendo chamados, portanto, de seres unicelulares. Seu material genético (DNA) é encontrado disperso no citoplasma, pois não possuem carioteca delimitando seu núcleo (seres procarióticos).
Todos os integrantes do reino Monera apresentam capacidade de síntese proteica. Além disso, não possuem carioteca, ou seja, seu núcleo não é organizado. Por não apresentarem carioteca, dizemos que a célula bacteriana é procariótica. As bactérias são classificadas de acordo com sua forma.
Veja as características comuns a todos os integrantes do Reino Monera:
Ou seja, uma bactéria pode ser encontrada na forma esférica (cocos), em bastão (bacilos), espiraladas, chamadas de espirilo e no formato de vírgula, denominadas de vibrião. No caso das bactérias esféricas, a classificação engloba uma subdivisão, sendo as cocos, diplococos, tétrades, sarcina, estreptococos e as estafilococos.
As bactérias têm uma grande variedade de formas, entre elas esferas, bastonetes e espirais.
Marque a alternativa que indica uma estrutura ausente em todas as bactérias: a) Flagelos. b) Membrana plasmática. c) Parede celular. d) Citoplasma. e) Carioteca. Alternativa “a”. As bactérias reproduzem-se normalmente de forma assexuada através do processo de divisão binária.
Como parte da formação estrutural está a parede bacteriana, localizada na parte mais externa da membrana plasmática. Assim, a parede bacteriana protege a célula contra a entrada de água por meio do processo de osmose. A parede bacteriana possui peptídeos ou lipídios que formam uma espécie de rede.
Onde devemos colocar os extintores em uma empresa?
Como funciona a transferência de conta no LoL?
Como funciona a tabela de frete da ANTT?
Qual a respiração mais forte de Kimetsu no yaiba?
O que é uma tela de cristal líquido?
Como pagar o licenciamento pela internet SP?
Como ocorre o processo de transição demográfica?
Como funciona transferência externa USP?
O que quer dizer transferência interna Pix?
Tem como fazer a transferência de um veículo financiado?
Como funciona o processo de transferência externa?
O que é uma sociedade em comandita por ações?
Como funciona a transferência externa para UFRJ?
Como funciona a subscrição de FIIS?
Como funciona a transferência de veículos financiados?
Como licenciar veículo de aluguel?
Como funciona a transição do regime semiaberto para o aberto?