A nota de dificuldade é o somatório dos elementos que compõem a série. O valor de um elemento é dado pelo grau de dificuldade em sua execução e pode ser: A=0,10; B=0,20; C=0,30; D=0,40; E=0,50; F=0,60; G=0,70. Esses valores estão presentes no código de pontuação da modalidade.
Nas provas, cada atleta ou grupo pode pontuar no máximo 20 pontos, sendo que metade equivale à dificuldade e a outra metade à execução. Na medida em que as atletas vão realizando movimentos considerados difíceis, os árbitros presentes podem pontuá-las até a nota dez.
As Dificuldades Corporais incluem Saltos; Equilíbrios no pé plano, sobre os dedos dos pés em posição de meia ponta ou nos cotovelos ou até no peito; e Rotações, giros feitos com o pé apoiado no chão ou sobre os dedos dos pés em relevé (caso em que são conhecidos como pivôs).
O sistema de pontuação é estabelecido pela Federação Internacional de Ginástica (FIG) e os exercícios são classificados de acordo com o grau de dificuldade. A escala varia desde “A” para as manobras mais fáceis até “G” que categoriza os exercícios mais complexos nas provas femininas e “F” para as provas masculinas.
JULGAMENTO E PONTUAÇÃO DA GINÁSTICA OLÍMPICA. Os exercícios de cada ginasta são julgados e pontuados por um júri. ... Isto quer dizer que se o ginasta não acrescentar elementos que valem bônus, seu exercício poderá obter no máximo essas notas, mesmo que sejam executados perfeitamente.
A ginástica rítmica é fortemente influenciada pela linguagem artística, como o teatro, a música e a dança, em um árduo trabalho de preparação física, criativa e afetiva. A técnica dos movimentos é realizada com base em movimentos corporais expressivos e ritmados ao som de uma música tema para desenvoltura no tablado.
Nem sempre foi assim: até uma década atrás, assistir à ginástica artística era como ir para a escola. Todo mundo sabia que quem tirava 10 era o melhor da sala e ponto. A pontuação já era rígida e levou 48 anos para uma ginasta conseguir nota 10 nas Olimpíadas.
Na Ginástica Rítmica, o júri estabelece uma pontuação para as sérias (coreografias) apresentadas pelas ginastas, individualmente ou em conjunto de cinco atletas. A série é obrigatoriamente realizada com aparelhos (conheça-os a seguir).
As características gerais mais necessárias para uma pessoa que se interessa pela prática da ginástica artística são a flexibilidade, a força e coordenação motora, sendo esses itens imprescindíveis para um atleta, independentemente do treinamento e da frequência de preparação, determinado assim fortemente o sucesso da atividade.
Como conjugar o verbo escrever?
Como os seres vivos produzem e armazenam energia?
Como lidar com a perda de alguém?
O que dizia a lei sobre os castigos impostos aos escravos?
O que constitui o bem de família?
Como as emoções influenciam na tomada de decisões?
Como os seres vivos adquirem sua energia?
O que é o Leviatã no pensamento político de Hobbes?
Como configurar calúnia e difamação?
Quem concede o direito de superfície?
Como se constitui a educação básica?
Quais são as abordagens psicológicas?
Como formatar planilha no Calc?