A vegetação do cerrado é constituída por tipos de plantas chamadas tropófilas e caducifólias, ou seja, aquelas que se adaptam às variações de umidade segundo o tipo de clima (seco ou chuvoso) e que as folhas caem no período de estiagem. As plantas em geral são de pequeno porte com galhos retorcidos e folhas grossas.
As principais adaptações das plantas nativas às condições físicas do cerrado são: o sistema subterrâneo desenvolvido desde o estádio de plântula, com raízes que atingem grandes profundidades no solo em busca de água; caules subterâneos com função de reserva (xilopódio) e com gemas que permitem a rebrota das plantas ...
Embora neste bioma ocorra abundância de luz, a disponibilidade de água e nutrientes são fatores que limitam o crescimento da vegetação, o que faz com que ocorra maior investimento na formação de raízes para exploração de camadas profundas de solo.
A planta começa, então, a produzir um hormônio chamado ácido abscísico. Ele se acumula na base da haste das folhas, o pecíolo, matando as células daquela região. O pecíolo acaba se rompendo e a folha cai, sem precisar mais ser alimentada pela árvore, que pode, então, usar essa energia para seu próprio aquecimento.
As plantas do cerrado,obtém água através das suas raízes pivotantes profundas,que atingem camadas úmidas do solo,por isso mesmo com secas elas sempre tem algum abastecimento hídrico.
Em realidade, o bioma possui uma fauna bastante diversa, cujas estimativas apontam a presença de 199 espécies de mamíferos, 864 de aves, 180 de répteis, 210 de anfíbios e 1200 de peixes, somando 2.653 espécies de animais vertebrados.
É o período também chamado de hibernação. As plantas das regiões temperadas e que perdem as folhas, geralmente nos meses mais frios e com pouca chuva, no outono e inverno, em botânica, são chamadas de caducifólias, caducas ou decíduas. Pelo fato de perderem suas folhas, popularmente são mais conhecidas como caducas.
Os solos são predominantemente arenosos, muito lixiviados e ácidos em razão da grande quantidade de alumínio. O fogo também é um fator importante no Cerrado, pois atua disponibilizando nutrientes sob a forma de cinzas e mudando as fisionomias.
Verifique as alternativas a seguir e marque aquela que melhor indica a importância de um sistema subterrâneo desenvolvido para as plantas do Cerrado. a) Os sistemas subterrâneos desenvolvidos auxiliam na captação de água e na realização da fotossíntese.
– O solo do Cerrado caracteriza-se por apresentar cor avermelhada, em função da grande presença de óxido ferroso. Outra característica é o fato de ele apresentar pH baixo. - Muitas plantas do Cerrado são xerófitas, ou seja, possuem adaptações para viverem em ambientes secos.
A fauna e a flora do Cerrado são extremamente ricas: cerca de 5% de toda a biodiversidade do planeta é encontrada nesse bioma.
Qual o valor do vestibular da USP?
O que é mais saudável manteiga ou creme vegetal?
Quem quer ser um milionário alguém já ganhou?
Quais são os requisitos para o estado de necessidade?
Quem já morreu tem direito ao dinheiro do Banco Central?
Quanto vale cada nota musical?
Qual a distância de Caná da Galiléia para Jerusalém?
Como usar o símbolo celestial?
Qual profissional faz drenagem de abscesso?
Como explicar para uma criança o que é fotossíntese?
O que fazer quando está prestes a surtar?
Quem teve pólipo pode ter de novo?
O que ler para melhorar a escrita?
Qual é a diferença entre urgência e emergência?
Quais foram as principais formas de ocupação na região Norte?