As nuvens pretas indicam que vai haver uma tempestade sem ventos fortes. As nuvens marrons indicam que vai haver uma tempestade com ventos fortes. As nuvens brancas costumam indicar um clima calmo, mas que pode fechar com uma tempestade mais tarde. As nuvens cinzas costumam indicar que vai haver uma chuva leve.
Cumulonimbus Embora as pequenas cumulus não provoquem chuva, se elas se tornarem mais largas e aumentarem em tamanho para cima na atmosfera, é sinal de que chuva intensa está a caminho. Isso é muito comum no verão, com nuvens cumulus da manhã evoluírem para cumulonimbus (nuvens de tempestade) durante a tarde.
Com base na altitude, as nuvens mais comum na troposfera são agrupadas em quatro famílias: Nuvens altas, médias, baixas e nuvens com desenvolvimento vertical.
Nuvens baixas Nuvens isoladas que apresentam uma base sensivelmente horizontal, tem contornos bem definidos, uma cor bem branca quando iluminada pelo sol, provoca chuvas na forma de pancadas, constituídas principalmente por gotículas de água, mas podem conter cristais de gelo no topo.
Se as bolhas de café se moverem para o canto da xícara, é sinal de que não irá chover. Mas se pelo contrário as bolhas ficarem concentradas no centro, nuvens de chuva devem estar no caminho. Uma pressão atmosférica elevada puxa as bolhas para os cantos e pressão atmosférica alta é sinal de que não irá chover.
Você sabe ler nuvens?
As nuvens podem ser classificadas de acordo com a altura e a forma que apresentam. Em relação à altura elas são classificadas em altas, médias e baixas. As nuvens altas têm uma altitude que pode variar de 18 a 7 km, as médias entre 7 a 2 km e as baixas entre 2 a 0 km.
De acordo com a aparência, existem três tipos de nuvens: cirrus, stratus e cumulus. Segundo o Atlas Internacional de Nuvens, de acordo com os estratos, essas nuvens dividem-se em altas, médias e baixas.
Tendo como base o primeiro critério, que se pauta na observação da aparência geral das nuvens, existem três tipos principais: Cirrus, Stratus e Cumulus.
Tipos de nuvens
Nuvens altas | - Cirrus - Cirrocumulus - Cirrostratus |
---|---|
Nuvens médias | - Altostratus - Altocumulus |
Nuvens baixas | - Stratus - Stratocumulus - Nimbostratus |
Nuvens com desenvolvimento vertical | - Cumulonimbus - Cumulus |
Através da observação das nuvens podemos observar, ou identificar, as condições atmosféricas de determinado local, pois estas refletem em sua quantidade, forma e estrutura.
Nuvens parecidas com um véu transparente que dão ao céu um aspecto leitoso. Constituída por cristais de gelo. Variações: fibratus, nebulosus. Texto originalmente publicado em https://www.infoescola.com/meteorologia/tipos-de-nuvens/
Isso significa que a chuva pode ter diferentes processos de formação, assim como características diferentes, sejam essas quanto à intensidade, duração, grau de acidez, e presença ou não de trovoadas. Cada tipo de chuva também está associado a uma determinada época do ano ou às características do seu lugar de ocorrência.
Estas nuvens são normalmente chamadas cumulus de bom tempo, porque surgem associadas a dias soalheiros. São nuvens de tempestade, onde os fenómenos atmosféricos mais interessantes têm lugar (trovoadas, aguaceiros, granizo e até tornados). Extendem-se desde os 600m até à tropopausa (12 000 m). Ocorrem isoladamente ou em grupos.
Como se dava o ocio na sociedade da Roma Antiga?
Como foi a morte do Barba Branca?
Quem pode fazer um curso de licenciatura?
O que causou a hiperinflação no Brasil?
Como morreu o Marechal Deodoro da Fonseca?
O que é cultura erudita e exemplos?
Como foi a evolução do teatro ao longo do tempo?
Como o mosquito da dengue transmite a doença?
Como a filosofia pode ser definida?
O que fazer se um Pitbull me atacar?
Como Casimiro de Abreu é conhecido?
Como se defender de auto de infração ambiental?
Como declarar uma variável string em PHP?
O que fazer caso encontre um leão?