O produto é considerado perigoso pelo sistema GHS se atender ao menos um dos critérios estabelecidos pela Parte 2 da Norma, tais como ”Líquido inflamável”; “Corrosivo/Irritante à pele”; “Tóxico para o ambiente aquático”.
Deve conter a identificação do produto, lote, validade, data de fabrico, peso, forma de armazenamento, cuidados de utilização, perigos e riscos. Os rótulos podem ser colocados diretamente na embalagem individual, nos tambores cilíndricos de metal, em contentores ou em outras áreas de armazenamento.
As iniciadas com H são as frases de perigo (hazard statements), e se referem aos riscos físicos e à saúde que poderão estar associados ao produto. Dentro das frases de perigo, temos duas “séries”: “H200”, que descreve riscos de explosão, corrosão etc; “H300”, que descreve perigos à saúde.
A Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos, chamada pela sigla FISPQ ou Ficha FISPQ, é composta por 16 seções obrigatórias que devem estar dispostas e numeradas conforme estabelece a Parte 4 da Norma ABNTNBR14725.
Segundo as normas, um bom rótulo para produtos químicos segue estas premissas:
Toda solução química preparada em laboratórios, para seu próprio uso ou de uso de outro Setor, deve conter um rótulo com: nome da solução, produto principal, produto secundário, usuário, procedência, data e o Diagrama de Hommel devidamente preenchido.
Você sabe o que é um produto químico perigoso? Produtos químicos perigosos: um produto químico é dito perigoso quando pode causar danos para a segurança, a saúde e/ou meio ambiente e tem como critério de classificação a norma ABNT 14725- 1 que trata desse assunto.
Toda embalagem que contenha um produto químico perigoso deve apresentar um rótulo que tenha o nome do produto e os perigos da sua utilização. O rótulo de um produto químico é um documento de extrema importância para o seu usuário.
A identificação precisa apresentar informações por escrito, impressas ou gráficas de um produto químico e deve ser anexada à embalagem que contém o produto. E com NR 26 e o Decreto federal 2.657/98, todos os produtos químicos devem ser classificados, rotulados e providos de Ficha com Dados de Segurança de Produto Químico (FISPQ).
Apesar das legislações que regem o assunto, todo produdo químico deve ser considerado, por princípio, perigoso. Portanto, todo cuidado é pouco ao lidar com esses produtos: mantenha-o longe de crianças e animais; não guarde nenhum produto químico fora de sua embalagem original e nunca utilize medicamentos sem a orientação médica.
Qual o melhor horário para tomar suplemento de vitamina?
Quais as cidades mais promissoras do Brasil?
Qual a diferença entre língua e fala?
O que caracteriza função de confiança?
Como rotear Wi-Fi pelo celular?
O que dar de presente de amigo secreto para um homem?
Como fazer reservista Digital?
Qual o preço de um alinhamento 3D?
Quem é responsável pela produção de radiação secundária?
Qual o disjuntor para chuveiro 220?
Como saber se o bebê está com ansiedade?