Em média, uma pessoa peida até 23 vezes por dia, de acordo com a Cleveland Clinic. Ou seja, quase uma vez por hora. Mas além do alívio momentâneo, será que os movimentos do corpo queimam alguma caloria na hora de expelir o ar? A ciência diz que não há espaço para debate nisso, portanto soltar pum não queima calorias.
As causas por trás desse problema são variadas e podem incluir intolerâncias ao glúten e à lactose, parasitoses, câncer colorretal, hérnia de hiato, síndrome do intestino irritável e até mesmo um quadro de desequilíbrio da microbiota intestinal.
Por dia em média, uma pessoa elimina de 10 a 20 puns. Esse número varia de acordo com a alimentação, mas o excesso de gases pode ser um indicativo de doenças intestinais, como síndrome do intestino irritável, problemas no estômago e câncer de cólon.
7 Benefícios surpreendentes que “Peidar sem medo” traz para nossa vidaLiberar gases reduz o inchaço. ... Vai dar um help na saúde do cólon. ... É um meio de identificar possíveis problemas com o teu corpo. ... O cheiro faz bem! ... Ele te ajuda a melhorar a alimentação.
O gases intestinais são produzidos principalmente após metabolização de carboidratos, gorduras e proteínas ingeridas nos alimentos. No caso dos gases no estômago, a origem principal é o ar engolido durante as refeições. Nós não reparamos, mas durante as refeições engolimos volumes enormes de ar.
33 curiosidades que você vai gostar
Quando se deve investigar? De forma geral, o excesso de gases é preocupante quando é acompanhado de odores fortes, dor, inchaço abdominal ou quando se elimina mais que 20 gases por dia.
Outra pesquisa, publicada na Revista Americana de Gastroenterologia, mostrou que é normal um adulto ter de 8 a 20 episódios de flatulência durante o dia. "Muitos desses gases são eliminados no ato evacuatório", afirma o médico Ricardo Barbuti, gastroenterologista do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, em São Paulo.
“Uma pesquisa mostrou que a produção de gás não acontece especificamente por gênero. Ambos podem soltar gases cerca de 20 vezes por dia e ainda serem considerados na faixa normal ”, indica o profissional. “Isso é muito comum para todos nós”, completa.
Geralmente, o diagnóstico de gases é feito pelo próprio paciente e não necessita de avaliação imediata de um médico. Porém, se os gases persistirem por vários dias é indispensável buscar por um especialista, pois pode ser o sinal de alguma patologia mais grave.
Como montar um look de trabalho?
Como se vestir no estilo retrô?
O que vestir para um barzinho à noite?
Como Espatular um bolo semi naked?
O que precisa para abrir um drive thru?
Quanto tempo demora para nascer uma minhoca?
Quanto ganha um dono de boteco?
Como se forma o vento 3 ano fundamental?
O que precisa para fazer um jantar à luz de velas?
Qual a formação de um cientista?
Como explicar o estado gasoso?
Como montar um kit de primeiros socorros?
Qual é a diferença entre o furacão e o tornado?