Os números de uma sequência numérica serão diretamente proporcionais aos números de outra sequência se a razão entre eles de forma respectiva possuir o mesmo resultado. Por exemplo, vamos verificar se os números da sequência (2, 3, 5) são diretamente proporcionais aos números da sequência (10, 15, 25).
Os números proporcionais são divididos em diretamente e inversamente proporcionais, e são utilizados em situações envolvendo regra de sociedade, abordando as divisões de lucros, prejuízos, sociedade em investimentos entre outras situações de repartição de capitais.
Verificada a igualdade, dizemos que os números são inversamente proporcionais. Vamos verificar se os números 2, 4, 8 são inversamente proporcionais aos números 20, 10, 5. Para que eles sejam inversamente proporcionais, devemos aplicar a regra do exemplo 3.
– Neste exercício, o objetivo é verificar se as sequências numéricas são inversamente proporcionais (2, 4, 6 e 90, 45, 30). Com a igualdade já caracterizada, podemos constatar então que são inversamente proporcionais as sequências 2, 4, 6 e 90, 45, 30.
Já os números 2, 3, 5, 7 e 11 são primos, pois possuem apenas dois divisores naturais. Nota: o número 2 é o único número primo que é par. Os demais são números ímpares.
Quais são as principais barreiras na comunicação na terceira idade?
O que a universidade ganha com o ProUni?
Qual é a diferença na matemática?
O que são bactérias Gram-negativas bile tolerantes?
Porque cerveja de garrafa é melhor que lata?
Qual o país que todos estão na academia?
Qual a distância que o celular deve ficar?
Quanto tempo para virar domínio público?
O que é migração interna e externa?
Qual foi a primeira Usina Termelétrica do mundo?
Como limpar a área de transferência do Excel VBA?
Quais são os sintomas de gases?
Por que se diz que o Linux não pega vírus explique?
Qual o significado de entubada?