Os óxidos, compostos formados por dois elementos (binários), em que o oxigênio é o mais eletronegativo, podem ser classificados em óxidos básicos. Um óxido básico é aquele que ao reagir com água gera uma base, ou, ao reagir com um ácido, produz sal e água.
Os óxidos ácidos são compostos formados por ametais e têm caráter covalente. Além dos mostrados acima, outros exemplos de óxidos ácidos são: SO2, P2O5, Cl2O6, NO2, N2O4, N2O5, entre outros. * Óxidos básicos: São aqueles óxidos que reagem com água e formam uma base, ou reagem com um ácido e formam um sal e água.
Tem mais depois da publicidade ;) Os óxidos ácidos também chamados de anidridos são aqueles que reagem com a água e originam um ácido e que também reagem com uma base e geram água e um sal. Alguns exemplos de óxidos ácidos são: CO2, SO2, SO3, P2O5, Cl2O6, NO2, N2O4, N2O5, etc.
Um óxido iônico é formado pela união do oxigênio com um metal, já em um óxido molecular, o oxigênio junta-se à um não metal. Alguns exemplos de óxidos são: a ferrugem (óxido de ferro III), a água oxigenada (peróxido de hidrogênio), o cal (óxido de cálcio) e gás carbônico (dióxido de carbono).
Os óxidos ácidos também chamados de anidridos são aqueles que reagem com a água e originam um ácido e que também reagem com uma base e geram água e um sal. Alguns exemplos de óxidos ácidos são: CO2, SO2, SO3, P2O5, Cl2O6, NO2, N2O4, N2O5, etc.
Trióxido de Enxofre - Óxido sulfúrico ou anidrido sulfúrico - SO3 - Química - InfoEscola.
As bases fortes são formadas por elementos da família IA e IIA, com exceção do berílio (Be) e o magnésio (Mg). Base fraca: é aquela não dissocia tanto quando está em meio aquoso. As bases fracas são formadas pelos metais de transição e o nitrogênio (N), que forma o hidróxido de amônio.
Os óxidos básicos são aqueles que ao reagirem com a água dão origem a bases. Já quando reagem com um ácido dão origem a sal e água. Óxidos básicos reagindo ...
Os óxidos são compostos binários formados pela combinação de dois elementos, sendo um deles oxigênio. Veja como os óxidos se classificam em função do seu comportamento na presença de outros elementos:
Nomenclatura dos óxidos. A nomenclatura dos óxidos é feita através da palavra óxido seguida do nome do elemento mais eletropositivo presente. Lembrando que quando necessário (geralmente nos óxidos moleculares) a valência do elemento é indicada por prefixo (mono, di, tri) ou de números romanos. Por exemplo:
Os óxidos ácidos também são denominados anidridos, porque essa palavra vem do grego anhydros, que significa “sem água”, e os óxidos ácidos podem ser considerados um “ácido sem água”. Esse composto é utilizado como gás de refrigerantes e em águas minerais, pois quando submetido a altas pressões, torna-se solúvel em água.
O que a lei diz sobre cargo de confiança?
Qual cabo elétrico pode ser enterrado?
Como funciona a escola bilíngue para surdos no Brasil?
Quem morre Tanto em Harry Potter?
Qual o vinagre de maçã que emagrece?
Qual o planeta que possui 62 luas?
Quanto custa estudar medicina na argentina?
Como é uma crise de labirintite?
Como se fala Lua em tupi-guarani?
Quando começou e terminou a Idade Contemporânea?
Quanto tempo vive uma pessoa cardiopata?
Qual a versão mais recente do After Effects?