Pode-se acrescentar elementos químicos e obter uma liga. Por meio de processos mecânicos, como laminação ou prensa- gem, pode-se torná-lo, por exemplo, mais resistente. Também é possível obter esse tipo de resultado com um processo de trata- mento térmico. Isso é perfeitamente aplicável ao alumínio.
O alumínio 6061, se for fabricado corretamente, é mais duro e resistente (são conceitos diferentes) que o 7005, mas não é tão flexível e pode chegar a ser um pouco mais pesado que o 7005.
Aumentos maiores na sua resistência podem ser obtidos com pequenas adições de outros metais como elementos de liga, tais como: silício, cobre, manganês, magnésio, cromo, zinco, ferro etc. Como o alumínio puro, as “ligas não- tratáveis” podem também ter sua resistência aumentada pelo trabalho a frio.
O Alumínio não é ferromagnético, possui elevadas condutividades térmica e elétrica, e é não-tóxico. ... Além disso, o alumínio com determinados tratamentos e/ou elementos de liga se torna resistente à corrosão em meios mais agressivos.
A liga 6061 utiliza o magnésio e o silício em sua composição, e é considerada superior à liga 7005, que adiciona zinco ao alumínio, embora este último seja mais resistente (a liga 7005 possui a resistência a falha de 51.000 psi, comparada aos 45.000 psi da liga 6061).
Nestas ligas o silício é usado em teores de até 12 ou 13 % e aumenta a fluidez do alumínio líquido permitindo que o mesmo flua melhor através das cavidades do molde de fundição, permitindo a obtenção de produtos com formatos mais complexos.
Uma vantagem dos perfis em alumínio quando comparados ao metalon é o peso. Por ser mais leve, há maior facilidade para o transporte e montagem. A diversidade de acessórios prontos no mercado confere ao alumínio uma montagem mais rápida, sendo comparados ao brinquedo lego por sua forma de encaixe das estruturas.
No entanto, o alumínio é mais caro que o aço e este investimento deve depender da função final do produto. Assim, mesmo com toda a mão de obra utilizada e a necessidade de pintura exigida para um projeto em aço, o alumínio por fim acaba sendo um pouco mais caro.
Assim, mesmo com toda a mão de obra utilizada e a necessidade de pintura exigida para um projeto em aço, o alumínio por fim acaba sendo um pouco mais caro. Para se ter uma ideia, no projeto de uma mesma plataforma em alumínio e aço, serão obtidos custos diferentes: o alumínio pode ser cerca de 10 a 15% mais caro que o aço.
Já em relação à oxidação e corrosão, este tipo de perfil pode ser menos resistente se comparado ao alumínio. O aço sempre vai exigir um tratamento, como pintura eletrostática ou capa plástica, por exemplo.
Como fazer chá da casca da lima?
Como faço para imprimir o boleto do IPTU?
Como usar a cartela inverno brilhante?
Como utilizar o Pix do Caixa Tem?
Porquê usar cinta no pós operatorio?
Como usar a Pedra calcita laranja?
Qual a canela que baixa a glicose?
Porque o carregador faz barulho?
Como limpar cera de vela da panela?
Como importar classe Math Java?
Como usar camisa xadrez do marido?
Como tomar cápsulas de cafeína para emagrecer?
Quanto custa para tirar o visto de estudante australiano?
Qual o tipo de calçado usar com calça cropped?