7 sinais que nos dão confiança dentro do Terreiro
Casa Branca do Engenho Velho
Terreiro da Casa Branca (Ilê Axé Iá Nassô Ocá) | |
---|---|
Vista interior do barracão | |
Tipo | Templo |
Inauguração | Na Barroquinha: década de 1830 No Engenho Velho: 1890 |
Presidente | Neuza Conceição Cruz |
Quais são os fundamentos de firmezas necessárias ao espaço físico que acolherá os médiuns? Quais características e ritos de passagem são necessários a um Sacerdote de Umbanda? E, tão importante quanto isso: qual a postura, comportamento e perfil desejados de um Sacerdote para liderar sua comunidade?
Um dos elementos mais evidentes quando se entra nesse local é o altar. Localizado onde se realizam as giras, ele contém imagens. Essas imagens na Umbanda geralmente têm representações de santos católicos. Diferente do Candomblé, a maioria das imagens são brancas, com exceção do preto velho e do caboclo.
O local para a realização das cerimônias da umbanda chama-se Casa, Terreiro ou Barracão. Igualmente, são feitas várias celebrações ao ar livre, junto à natureza, em rios, cachoeiras ou na praia. Essas cerimônias são presididas por um “pai” ou “mãe”, um sacerdote que dirige os ritos e comanda a casa.
A cidade maranhense de Codó (Brasil) é conhecida como "capital da macumba", pois de acordo com os idosos, a cidade teria sido fundada por praticantes de cultos afro-brasileiros. Esta conta com a maior porcentagem de terreiros pela área da cidade no Brasil.
Apesar de ser o segundo Estado mais branco do país, o Rio Grande do Sul tem a maior proporção nacional de adeptos da umbanda e do candomblé - 1,47%, quase cinco vezes o percentual da Bahia. Estão em terra gaúcha as 14 cidades com mais seguidores dessas religiões, a começar por Cidreira.
2. Precisa ser umbandista há 7 anos no mínimo e ser médium de Incorporação ativo, trabalhando com seus guias e atendendo pessoas gratuitamente há 5 anos no mínimo.
Lembre-se: Um bom centro de Umbanda não distingue ricos e pobres, brancos, negros, pardos ou amarelos. A umbanda é universalista, catalizadora de todas as correntes, não enxerga nem distingue grau de estudo, classe social ou orientação sexual. 1. Vestimenta
Apesar de a Umbanda ter diferentes formas de ser, variando de templo para templo, a verdade é que existem algumas normas para retirar o máximo partido de uma ida no terreiro. Lembre-se: Um bom centro de Umbanda não distingue ricos e pobres, brancos, negros, pardos ou amarelos.
Há também, na entrada de um terreiro, uma firmeza para os Exus – a famosa “Casinha dos Exus” – e pode haver para outras falanges também, como para Pretos Velhos e Caboclos. Mas o coração de um terreiro é o seu congá! Congá é a palavra yorubá para altar. No congá é onde ficam as imagens, as velas e outros artefatos de poder.
Como desativar visibilidade de mídia no WhatsApp?
Como corrigir a umidade da areia no traço?
Porque o canudo faz mal ao meio ambiente?
Quem é o agente etiológico da leishmaniose?
Como o capitalismo destrói a natureza?
Como os astecas usavam o cacau?
Quando usar um autotransformador?
Como saber como será o rosto do meu filho?
O que fazer depois de passar na OAB?
Como sincronizar o calendário do Outlook com o gmail?
Como saber se meu plano cobre o Implanon?
Como conseguir histórico de conversa do WhatsApp?
Quais são os critérios para instalação de um semáforo?
Que tipos de exames nutricionista pode solicitar?
Como emitir guia de custas iniciais TJMG?
Como solicitar reembolso MasterCard?
Quais fatores contribuíram para o crescimento econômico dos Tigres Asiáticos?