"Entregue esta carta ÀQUELA moça da recepção." Portanto, sempre que houver a preposição A junto aos pronomes demonstrativos AQUELE(S), AQUELA(S) e AQUILO, haverá crase. Devemos, então, usar o acento da crase no primeiro “a”.
A crase também ocorre com os pronomes demonstrativos aquele(s), aquela(s) e aquilo. Isso acontece quando a expressão anterior é acompanhada da preposição A, que se aglutina ao A inicial desses pronomes.
Os pronomes demonstrativos aquele, aquela e aquilo são empregados para seres ou coisas que se acham distantes da primeira e da segunda pessoa, do falante e do ouvinte. Por exemplo: Aquela casa parece ser tão bonita por dentro!
Aquele, sem acento, é apenas um pronome demonstrativo: · Comprei aquele carro. Àquele, com acento indicativo de crase, é a contração da preposição A com o pronome demonstrativo aquele (a + aquele = àquele):
Quando contraído com a preposição a, o pronome demonstrativo aquele deverá ser escrito com acento grave indicativo de crase, tal como as suas formas flexionadas:
A crase não deve ser empregada junto a alguns pronomes demonstrativos. Os pronomes demonstrativos não admitem determinantes (artigo, por exemplo). Dessa forma, não é apresentada na oração a contração entre artigo e preposição, mas tão somente a preposição.
Atenção: Antes dos pronomes pessoais, como eu, tu, ele, ela, nós, vós, mim (pronome pessoal oblíquo) etc., não ocorre crase, já que não são antecedidos de artigos. Nessas situações haverá apenas a preposição “a”.
Uso dos pronomes demonstrativos
Se a frase for uma pergunta e o pronome “que” for utilizado no final, deve ser acentuado – “o quê”. No entanto, se for apenas usado para mostrar ou realçar algo no começo ou no meio da frase, não deve ser acentuado – “o que”. Agora, caso seja uma expressão de sentimento, ou seja, uma interjeição, é melhor usar “quê”.
Não se assuste em colocar a crase antes de “aquele”, por se tratar de um termo masculino, pois o que é levado em consideração é o “a” do início. Este caderno é igual àquele que vimos ontem. Agora veja com mais exatidão: Você receberá o seu bônus quando este suceder àquele dos minutos gratuitos.
Isso porque as locuções “à moda de” e “à maneira de” exigem, sempre, o uso da crase, mas, muitas vezes, podem estar ocultas na frase. E aí, você deve usar o acento, ainda que, na sequência, venha um substantivo masculino.
Com origem na Grécia, a palavra crase significa mistura ou fusão. Na língua portuguesa, a crase indica a contração de duas vogais idênticas, mais precisamente, a fusão da preposição a com o artigo feminino a e com o a do início de pronomes.
Na língua portuguesa, a crase indica a contração de duas vogais idênticas, mais precisamente, a fusão da preposição a com o artigo feminino a e com o a do início de pronomes. Sempre que houver a fusão desses elementos, o fenômeno será indicado por intermédio da presença do acento grave, também chamado de acento indicador de crase.
O que dita a lei da conservação da energia mecânica?
Quais os sintomas do hipotiroidismo alto?
Quanto dinheiro levar para morar no Chile?
O que significa ser uma pessoa determinada?
O que fazer quando o dente permanente fica mole?
Quando foi a morte de Getúlio Vargas?
O que estabelece a NR 07 PCMSO e qual o seu objetivo?
O que foi a prática de escambo?
Quais são os 30 artigos da Declaração Universal dos Direitos Humanos?
Como identificar Crizal Sapphire?
Qual a diferença entre ser rico é ser próspero?
Quem tem diverticulite pode comer batata doce?