Na passagem do mundo antigo para o mundo medieval ocorreram alguns processos mi- gratórios, cada um com suas particularidades, caracterizaram o movimento de populações. conhecidas como “invasões bárbaras” ou “invasões germânicas”. ... com o fim do Império Romano no Ocidente, formando a sociedade medieval.
Uma visão de mundo característica, baseada essencialmente no cristianismo, evoluiu durante a Idade Média. Ela diferia tanto da perspectiva greco-romana como da visão científica da época moderna. Na visão cristã, não era o indivíduo, mas o Criador que determinava o que constituía a felicidade.
Podemos considerar que o ponto de partida da Idade Média (e da própria Alta Idade Média) foi a desagregação do Império Romano, no século V. Por meio dela, o Império Romano do Ocidente deixou de existir e as terras que faziam parte dele foram ocupadas pelos povos germânicos, que tentavam invadi-las desde o século III.
O período da Idade Média foi tradicionalmente delimitado com ênfase em eventos políticos. ... O poder político era descentralizado, isto é, estava nas mãos de inúmeros senhores da terra. Por todas essas características, muitos estudiosos acabaram chamando esse momento de Idade das Trevas.
Fase da História que vai da Alta Idade Média até a Idade Moderna. A História Medieval é identificada como o período entre a História Antiga e a História Moderna (séculos X e XV). O nascimento da Era Medieval aconteceu a partir da queda do Império Romano e com a invasão dos povos bárbaros (germânicos).
A sociedade medieval era hierarquizada; a mobilidade social era praticamente inexistente. Alguns historiadores costumam dividir essa sociedade em três ordens: a do clero; a dos guerreiros e a dos camponeses.
As relações entre germânicos e romanos sempre foi instável. A partir do século III d.C., muitos desses povos começaram a ser assimilados pelos romanos, que não tinham forças para lutar contra todos os que ameaçavam suas terras. Muitos desses povos começaram a ganhar terras nas regiões de fronteira.
Além de se destacar pela sua presença no campo das ideias, a Igreja também alcançou grande poder material. Durante a Idade Média ela passou a controlar grande parte dos territórios feudais, se transformando em importante chave na manutenção e nas decisões do poder nobiliárquico.
A cidade contemporânea, apesar de grandes transformações, está mais próxima da cidade medieval do que esta última da cidade antiga.
Devido ao acolhimento à diversidade defendido pela Igreja, as comunidades cátaras puderam ser mantidas. o cristianismo difundido pela Igreja penetrou de tal maneira em todas as camadas da sociedade medieval que foi capaz de anular as crenças pagãs de origem antiga.
Na mesma época, os portugueses descobriram um novo jeito de contornar a África e alcançar a Índia por mar, era o período das Grandes Navegações.
O que fazer para iniciar um programa de atividade física?
Como saber se um LED está queimado?
Como consultar pagamento RPV INSS?
Como fazer uma tese de mestrado passo a passo?
Foi aprovado o piso salarial do enfermeiro?
O que saber antes de comprar uma ring light?
O que é necessário para construir uma reta paralela?
Como é o funcionamento da campainha?
Como saber se o Mac e tela Retina?
Qual a principal ação da bomba de sódio potássio?
Como saber se o cabo RCA está funcionando?
Para que serve a capa do Batman?
Por que o Java 7 não funciona?
Como a balança mede bioimpedância?
Como saber se uma travessa de vidro pode ir ao forno?