Para verificar se a sonda está no local: Injetar 20ml de ar na sonda e auscultar com estetoscópio, na base do apêndice xifóide, para ouvir ruídos hidroaéreos. Ver fluxo de suco gástrico aspirando com a seringa de 20ml. Colocar a ponta da sonda no copo com água, se tiver borbulhamento está na traquéia.
O posicionamento de sondas maiores é checado inserindo-se 20 a 30 mL de ar e auscultando-se a passagem de ar com o estetoscópio abaixo da região subcostal esquerda. Algumas sondas intestinais para alimentação, menores e mais flexíveis, requerem o uso de fios-guia.
A sonda nasoenteral é passada da narina até o intestino.
...
Para verificar se a sonda está no local:Injetar 20 ml de ar na sonda e auscultar com esteto, na base do apêndice xifóide, para ouvir ruídos hidroaéreos;Colocar a ponta da sonda no copo com água – se tiver borbulhamento está na traquéia, deve ser retirada;
A área da GTT deve ser limpa diariamente com sabão neutro, água morna e gaze. Pode ser necessário deslizar o cogumelo externo de fixação para melhorar a visão do orifício e limpeza de sujidades. Uma vez por semana, gire o tubo em torno do próprio eixo. Isto facilita o processo de limpeza.
Meça o comprimento da parte externa com uma fita métrica. Assim, você poderá verificar sempre se a sonda continua na mesma posição. Se houver aumento de mais de cinco centímetros do comprimento da parte externa, a sonda pode ter saído do estômago ou do intestino.
18 curiosidades que você vai gostar
No que diz respeito à retirada da sonda de alimentação pelo paciente, o maior fator de impacto foram alterações de cognição, em especial o delirium e a demência.
Por serem resistentes podem permanecer no paciente por longo tempo (5 meses ou mais), sendo necessária a troca somente quando apresentarem problemas como ruptura, obstrução ou mal funcionamento.
Assim, é necessário realizar a limpeza da sonda após o uso. Aplique 30 ml de água filtrada antes e após cada utilização, para assepsia. Injete com cuidado para que a pressão da água não rompa a sonda. Limpe também a parte externa do tubo, com gaze, água e álcool 70%, pelo menos, uma vez ao dia.
Como cuidar da ferida da gastrostomia
O cuidado mais importante é manter o local sempre limpo e seco e, por isso, é aconselhado lavar a região, pelo menos, 1 vez por dia com água morna, uma gaze limpa e sabão de pH neutro.
Qual é o tabaco que faz menos mal?
Como filtrar informações no excel?
É permitido trabalhar dia 25 de dezembro?
O que mudou no Brasil com o desenvolvimento industrial a partir de 1950?
Quais as vantagens da aula online?
É vedado o início das férias no período de dois dias que antecede feriado?
Como chama uma pessoa que está cursando faculdade?
Quem tem esquizofrenia é mais inteligente?
Qual analgésico é menos prejudicial?
Qual a idade da Liz filha da Thaeme?
Pode colocar pouca água na panela de pressão?
O que Amaleque fez com o povo de Israel?
O que fazer quando não aparece a opção Executar como administrador?
Quais são os 4 conceitos da sustentabilidade?