Sinais comportamentais. Você notará uma mudança comportamental na calopsita conforme ela se torna o que chamamos de "choca" logo antes de botar seu ovo. Ela vocalizará mais, frequentemente gritando e choramingando, além de se agachar no seu ninho ou ao longo do fundo da gaiola. Suas asas vão tremer.
A reprodução pode ser realizada a partir de 12 meses, durante todo o ano, mas é aconselhável tirar apenas duas ou três ninhadas por ano. As Calopsitas têm uma postura de quatro a sete ovos, com incubação de 17 a 22 dias. Os filhotes devem ser separados dos pais com oito semanas de vida.
As calopsitas prestes a pôr ovos produzem fezes odoríferas, pastosas e maiores que o normal. Pouco antes da postura, a fêmea retém as fezes na cloaca e as elimina com menor frequência, geralmente, no início da manhã.
Acompanhar o desenvolvimento do embrião Para saber se ele continuará se desenvolvendo, observe se o ovo possui algum anel de sangue, uma circunferência bem definida dentro da casca. Esse é um sinal definitivo de que o embrião não se desenvolverá.
A maioria das vezes o maior motivo do abandono é estresse causado pelo simples motivo de mexer o tempo interio no ninho, ou deixar a gaiola em lugares barulhentos e movimentado, ficar mudando a gaiola toda hora de lugar, ficar querendo tirar foto de pais dentro do ninho com os filhotes...
Um detalhe importante é que os ninhos devem conter sempre “maravalhas ou palhas”, para que assim sejam evitadas as quebras dos ovos e aquecimentos dos filhotes. As fezes não devem ser retiradas nos 30 primeiros dias, pois elas servem de combustível para aquecimento dos filhotes até esta idade.
Há casos de calopsitas fêmeas não conseguirem chocar os próprios ovos, devido à falta de umidade no ninho. Como solução, forneça palha de espiga de milho para ser usada como forração. Deixe o material com as extremidades cortadas no piso do viveiro, que a calopsita se encarregará de arrumá-lo no ninho.
Quando ela se coloca na posição inclinada, o macho sobe sobre ela e se posiciona de forma a encostar cloaca com cloaca, para que o material genético dele (também conhecido como gala) possa fecundar os ovos a serem gerados por ela. O ato pode acontecer várias vezes ao dia e durar longos minutos.
Observe a cabeça e as penas. Quando estiver nervosa, a calopsita pode abaixar a cabeça, eriçar as penas do corpo e abrir as penas da cauda. Se ela começar a caminhar em sua direção com esses sinais, é uma indicação clara para que você saia do caminho.
Calopsitas são extremamente propensas a ter diarreiae infecções intestinais. O aspecto normal das fezes é uma parte esverdeada (composto de origem intestinal) e uma parte esbranquiçada ou transparente (origem renal).
As aves têm ganhado cada vez mais espaço na casa da população, principalmente as calopsitas , porém muitas pessoas cometem alguns erros quando se trata da criação, alimentação e manejo da ave. Apesar de ser uma ave de tamanho pequeno, as calopsitas precisam de uma gaiola que comporte suas asas abertas, e que tenha bastante espaço para movimentação.
Como funciona o sistema de GPS?
Como reiniciar aparelho da SKY Gato?
O que é ação de extinção de condomínio?
Como descobrir a fonte de um logo?
Como regularizar imóvel irregular?
Como ligar o iMac pelo teclado?
O que fazer quando a geladeira Electrolux Frost Free não está congelando?
Como reiniciar a máquina de cartão da Cielo?
Como atualizar o cadastro do auxílio emergencial?
Como destravar ar condicionado Midea?
Como aumentar a aderência do tênis de futsal?
Como melhorar a capacidade aeróbica?
Como saber o diâmetro da esfera de um rolamento?
Como escrever um roteiro usando o Celtx?
Como melhorar a circulação sanguínea da cabeça?
Quais os processos pelos quais os seres vivos passam para que ocorra a evolução?