Ela consiste no princípio fundamental da contagem, arranjo e permutação quando a ordem importa, e combinação quando a ordem não importa.
As combinações são como arranjos, porém, a ordem dos elementos que compõem um resultado não importa, ou seja, um resultado ABC é considerado igual a um resultado ACB. Neste caso, fala-se das combinações de n elementos tomados k a k, e esta quantidade é calculada da seguinte forma:
No estudo das Permutações trabalhamos os casos em que trocamos de posição todos os elementos de uma sequência de objetos qualquer. Um Arranjo será, em geral, uma permutação de apenas uma parte dos objetos dados, onde a ordem dos mesmos também influencia na disposição dos elementos.
Então, vamos calcular o número de combinações: A diferença entre arranjo e combinação é que no arranjo a ordem dos elementos importa e, na combinação, não importa. Anote essa dica: quando a troca da ordem dos elementos de cada grupo formar um grupo diferente, use arranjo.
Um exemplo prático pode ser feito analisando a quantidade de pratos diferentes que podem ser combinados quando existe a opção de 2 entradas, 3 pratos principais, 3 sobremesas e 5 tipos diferentes de bebida. Para chegar ao resultado de possibilidades de combinação desses elementos, basta multiplicar todos os números das opções: 2 x 3 x 3 x 5 = 90.
Como avisar que faltou energia?
Qual o melhor Paint para celular?
Como usar o Pix para receber pagamentos?
Como colocar arquivos na nuvem Outlook?
Como ligar uma máquina de lavar Brastemp 11 kg?
Como ligar máquina lava e seca LG?
Tem como usar a nota do ENEM no exterior?
Como fazer a comunicação de movimentação do trabalhador?
Como programar para desligar a TV Philco?
Como desativar código de verificação do iCloud?