Ela consiste no princípio fundamental da contagem, arranjo e permutação quando a ordem importa, e combinação quando a ordem não importa.
As combinações são como arranjos, porém, a ordem dos elementos que compõem um resultado não importa, ou seja, um resultado ABC é considerado igual a um resultado ACB. Neste caso, fala-se das combinações de n elementos tomados k a k, e esta quantidade é calculada da seguinte forma:
No estudo das Permutações trabalhamos os casos em que trocamos de posição todos os elementos de uma sequência de objetos qualquer. Um Arranjo será, em geral, uma permutação de apenas uma parte dos objetos dados, onde a ordem dos mesmos também influencia na disposição dos elementos.
Então, vamos calcular o número de combinações: A diferença entre arranjo e combinação é que no arranjo a ordem dos elementos importa e, na combinação, não importa. Anote essa dica: quando a troca da ordem dos elementos de cada grupo formar um grupo diferente, use arranjo.
Um exemplo prático pode ser feito analisando a quantidade de pratos diferentes que podem ser combinados quando existe a opção de 2 entradas, 3 pratos principais, 3 sobremesas e 5 tipos diferentes de bebida. Para chegar ao resultado de possibilidades de combinação desses elementos, basta multiplicar todos os números das opções: 2 x 3 x 3 x 5 = 90.
Como usar comandos em inglês no AutoCAD português?
Qual a medida certa para fazer um bom café?
Quais são os costumes do Brasil?
O que quer dizer provérbios 1?
Quais são os nutrientes mais importantes para o organismo?
Qual é a árvore maior do mundo?
Como ganhar gemas grátis no Clash Royale hack?
Qual o prazo para registro do Livro Diário?
Como salvar a senha da Netflix no Google?
Qual a melhor qualidade de áudio em Hz?
É possível estar grávida e não sentir enjoo?
Como salvar Fotos no iPhone do Google?