O pronome pessoal consigo é um pronome reflexivo e representa apenas, no português Brasil, a 3. ª pessoa do singular ou do plural: «O rapaz não trouxe a namorada consigo.»
Você sabia que a palavra COMIGO é um pronome formado pela preposição COM mais o pronome MIM? Escreve-se tudo junto: COMIGO. Esse é um PRONOME OBLÍQUO TÔNICO, assim como CONTIGO, CONSIGO, CONOSCO e CONVOSCO. O COMIGO é o mais usado de todos eles, mas o CONOSCO não fica muito atrás.
Método 3 de 4: Escrevendo uma carta de apresentação
Pode também ser chamado de partícula apassivadora/apassivante, e serve para indicar que a frase está na voz passiva, ou seja, o sujeito sofre a ação praticada por outro agente. Chamamos de sujeito “paciente”. O pronome apassivador segue um VTD (verbo transitivo direto) que esteja na 3ª (terceira) pessoa.
O uso do “se” como índice de indeterminação do sujeito. Neste caso, o “se” acompanha os verbos intransitivos, transitivos indiretos e de ligação, que obrigatoriamente são conjugados na terceira pessoa do singular. A oração também não poderá se converter em voz passiva analítica. Exemplo: Necessita-se de bolsas novas.
Nesse caso, nada de “Trouxe o livro para mim estudar”, pois mim é pronome oblíquo, por isso não exerce função de sujeito. - Se o pronome não exerce função de sujeito (é complemento), usa-se “para mim”.
Etimologia (origem da palavra consigo ). Do pronome latino se + cum; secum; sigo, precedido pela preposição com. Todos temos por onde sermos desprezíveis. Cada um de nós traz consigo um crime feito ou o crime que a alma lhe pede para fazer. Só é lutador quem sabe lutar consigo mesmo.
“Verifique se está levando consigo todos os seus objetos, pois os mesmos podem ter se deslocado durante a viagem.” Opa! Usar “os mesmos” assim não! Aliás, Napoleão Mendes de Almeida, em seu Dicionário de Questões Vernáculas, expõe:
A palavra MESMO é essencialmente classificada como adjetivo; significa de igual identidade, exatamente igual a outro: “Aquelas aeromoças usam o mesmo uniforme até hoje.” Pode, também, o termo indicar a reflexividade: “...vestindo-se a si mesmo.”
É impressionante como muita gente costuma usar a palavra “mesmo” com função pronominal. Nos voos, por exemplo: “Verifique se está levando consigo todos os seus objetos, pois os mesmos podem ter se deslocado durante a viagem.”
Quanto tempo leva um processo concluso para sentença?
Como clicar com o botão direito do mouse com o teclado?
Como diferenciar direitos de garantias individuais?
Quais são os tipos de depreciação?
Qual a bitola do fio para 20A?
Por que a empatia é tão importante nas relações humanas?
Quantas sessões de Reiki se podem fazer?
O que estudar para o concurso público do TJ?
Tem como processar o advogado?
Como selecionar várias linhas ao mesmo tempo?
Qual a história de Violet Evergarden?
É crime usar distintivo policial?
O que pode substituir pomada de assadura?
O que quer dizer atenção dispensada?