Os ventos são denominados a partir da direção de onde eles sopram. Um vento norte sopra do norte para o sul, um vento leste sopra de leste para oeste. A direção do vento é, portanto, o ponto cardeal de onde vem o vento: n, NE, E, SE, S, SW, W e NW. As medidas básicas do vento referem-se à sua direção e velocidade.
Com relação ao território brasileiro, você pode utilizar o software chamado Analysis Sol-Ar criado pela UFSC. Através dele você descobrirá não somente a orientação dos ventos predominantes em algumas regiões do Brasil, como poderá utilizá-lo para criar diversos tipos de brises para seu projeto.
O ideal é os quartos estarem posicionados na face Leste. Isso contribuirá tanto para que recebam o agradável sol da manhã, como evitará o superaquecimento à tarde. Já para a orientação Oeste devem ser direcionados os cômodos de pequena e média permanência, tais como as áreas de serviço, depósitos e garagem.
anemômetro
O tipo mais comum é o anemômetro de conchas de Robinson. Apesar de o termo ser constantemente usado para indicar tanto a direção como a velocidade do vento, o nome apropriado para o aparelho que mede a direção é anemoscópio.
Chamam-se ventos dominantes os ventos que sopram numa dada região quase sempre na mesma direção.
Se em um apartamento, por exemplo, um dos quartos tiver a janela voltada para a frente do terreno e o outro tiver uma janela voltada para a lateral, e um vento bater na parte da frente, as portas só irão bater se as duas janelas estiverem abertas, ou seja, se o caminho todo de entrada e saída do vento for deixado livre ...
A face leste da construção é a que recebe o sol na hora que ele nasce. Por isso é uma luz solar mais amena, pelo menos nas primeiras horas. E isso deixa os ambientes aquecidos pela manhã, e resfriando ao longo do dia. Então é uma boa posição para as janelas de qualquer ambiente, e sem precisar de muita proteção.
Quando se quer estabelecer uma relação entre a direção predominante das chuvas e os ventos, para um determinado local, nem sempre o pesquisador tem disponível um anemógrafo e um pluviógrafo. Uma chuva intensa, por exemplo, de curta duração, e com grandes gotas, pode ter uma direção diferente da do vento dominante.
As direções do vento são dadas em Norte (N), Sul (S), Leste (L) e Oeste (O), ou em graus azimute Norte (0-360 °) Existem vários tipos de sensores de direção de vento, sendo que um dos mais simples é mostrado na figura a seguir:
Através dele você descobrirá não somente a orientação dos ventos predominantes em algumas regiões do Brasil, como poderá utilizá-lo para criar diversos tipos de brises para seu projeto.
Na meteorologia, o uso de setas é comum para indicar o sentido do vento. A direção do vento é indicada pelos pontos cardeais: As direções do vento são dadas em Norte (N), Sul (S), Leste (L) e Oeste (O), ou em graus azimute Norte (0-360 °)
Existem vários tipos de sensores de direção de vento, sendo que um dos mais simples é mostrado na figura a seguir: Medidor de direção de vento Utilizamos como microprocessador o Arduino Yun. O software foi desenvolvido em uma máquina Linux Mint 18.1.
Como descobrir o número de instalação de um imóvel?
Como identificar uma pessoa competitiva?
Como saber se o bebê tá doente?
Como contar os meses com as mãos?
Qual o número de elétrons desemparelhados?
Como saber se eu sou filho de Oxalá?
Como saber se o feto está morto dentro de mim?
Como descobrir o nome de uma música que tocou na rádio?
O que fazer quando o açúcar está alto?
Quem é considerado segurado especial?
Como saber a quantidade de elétrons?
Como saber se o bebê está com infecção intestinal?
Como descobrir matrícula do IPSEMG?
Quanto tempo demora para chegar no leite posterior?
Como saber se o bebê está no sono profundo?
Como acabar com sarna em bebê?
Como saber se o acesso saiu da veia?