O ruído de rolamento do pneu é medido em decibéis e o número exato é apresentado na parte inferior da etiqueta. Os pneus com um baixo nível de ruído apresentam entre 67 e 71 dB. O nível mais elevado representa ondas sonoras entre 72 e 77 dB.
Nível de ruído externo Esse som emitido externamente pelos pneus durante o deslocamento é medido em decibéis (db). A etiqueta mostra uma graduação na qual uma onda representa o pneu mais silencioso e três ondas apontam o pneu com níveis de ruído mais elevados e menos eficiente.
A etiqueta brasileira de pneus fornece informações importantes sobre segurança e meio ambiente sobre cada pneu. Fornece aos consumidores informações valiosas sobre três aspectos-chave do desempenho dos pneus: Resistência ao Rolamento, Aderência no molhado, Ruído externo.
Os 5 Melhores Pneus para Economia de Combustível
IMAGEM | PNEU |
---|---|
Maior Durabilidade | Michelin Energy XM2 Menor risco de danos por impacto Maior durabilidade |
Linha Ecológica | Bridgestone Ecopia EP150 Linha verde Baixo ruído |
Boa Aderência | Goodyear Efficient Grip Performance Boa economia de combustível Baixo ruído |
Os pneus mais silenciosos do mercado
Para chegar à nova classificação, os pneus serão testados pelo Inmetro e classificados com notas de A a G, sendo A o melhor índice.
Nível de ruído externo: é expresso em decibéis, com divisão em três níveis. São eles: uma onda (até 69 dB), duas ondas (70 a 72 dB) e três ondas (acima de 72 dB). Selo Conpet: mostra que o pneu atende a todas as normas do Programa Nacional da Racionalização do Uso dos Derivados do Petróleo e do Gás Natural.
Finalmente, o nível de ruído. Ele não é tão importante assim. Esse pneu está na faixa média 71 decibéis. É quanto ele emite de ruído, sendo que o máximo tolerado é de 75 decibéis.
Nível de ruído externo: é expresso em decibéis, com divisão em três níveis. São eles: uma onda (até 69 dB), duas ondas (70 a 72 dB) e três ondas (acima de 72 dB).
Os critérios avaliados pelo PBE do Inmetro são 3:
Consiste no som emitido externamente pelos pneus durante o deslocamento do veículo, o nível sonoro gerado é medido em decibéis. Uma onda: Veículos de passeio, comerciais leves, caminhões e ônibus: nível de ruído ≤ 69 dB. Duas ondas: Veículos de passeio, comerciais leves, caminhões e ônibus: 69 dB < nível de ruído ≤ 72 dB.
Tanta variedade só complica a busca pelo pneu ideal. “Para fazer uma boa compra, o consumidor tem de ficar atento à aplicação que ele vai fazer do carro, à motorização e ao tipo de piso por onde ele vai rodar”, diz Sá. Além das medidas, é preciso respeitar também os índices de carga e de velocidade.
Selo Conpet: mostra que o pneu atende a todas as normas do Programa Nacional da Racionalização do Uso dos Derivados do Petróleo e do Gás Natural. MAS QUAL DURA MAIS? Infelizmente, a nova etiqueta não vai tirar a maior dúvida do consumidor brasileiro sobre pneus: qual é sua durabilidade.
Na etiqueta do pneu podemos encontrar referências à sua eficiência, indicando o nível de resistência ao rolamento; aderência em piso molhado; e por fim o nível de ruído gerado em decibéis. Os pneus representam 20% do consumo de combustível do automóvel.
Quem tem inscrição estadual é contribuinte do ICMS?
Como fazer um café da manhã romântico?
Como tratar uma contusão óssea?
Como testar uma barra de ouro?
Quem trabalha 220 horas mensais trabalha quantas horas por dia?
O que é o Google for Education?
Como saber se uma empresa tem o selo do Inmetro?
Como deduzir a equação da reta?
Como montar o cardápio no iFood?
Como saber se o tênis da Oakley é falso?
Como instalar uma porta na espuma?
Como trazer produtos dos Estados Unidos?
O que caracteriza uma equação irracional?
Como verificar o sono no MI Band 4?
Como saber se minha empresa está indo bem?