O ruído de rolamento do pneu é medido em decibéis e o número exato é apresentado na parte inferior da etiqueta. Os pneus com um baixo nível de ruído apresentam entre 67 e 71 dB. O nível mais elevado representa ondas sonoras entre 72 e 77 dB.
Nível de ruído externo Esse som emitido externamente pelos pneus durante o deslocamento é medido em decibéis (db). A etiqueta mostra uma graduação na qual uma onda representa o pneu mais silencioso e três ondas apontam o pneu com níveis de ruído mais elevados e menos eficiente.
A etiqueta brasileira de pneus fornece informações importantes sobre segurança e meio ambiente sobre cada pneu. Fornece aos consumidores informações valiosas sobre três aspectos-chave do desempenho dos pneus: Resistência ao Rolamento, Aderência no molhado, Ruído externo.
Os 5 Melhores Pneus para Economia de Combustível
IMAGEM | PNEU |
---|---|
Maior Durabilidade | Michelin Energy XM2 Menor risco de danos por impacto Maior durabilidade |
Linha Ecológica | Bridgestone Ecopia EP150 Linha verde Baixo ruído |
Boa Aderência | Goodyear Efficient Grip Performance Boa economia de combustível Baixo ruído |
Os pneus mais silenciosos do mercado
Para chegar à nova classificação, os pneus serão testados pelo Inmetro e classificados com notas de A a G, sendo A o melhor índice.
Nível de ruído externo: é expresso em decibéis, com divisão em três níveis. São eles: uma onda (até 69 dB), duas ondas (70 a 72 dB) e três ondas (acima de 72 dB). Selo Conpet: mostra que o pneu atende a todas as normas do Programa Nacional da Racionalização do Uso dos Derivados do Petróleo e do Gás Natural.
Finalmente, o nível de ruído. Ele não é tão importante assim. Esse pneu está na faixa média 71 decibéis. É quanto ele emite de ruído, sendo que o máximo tolerado é de 75 decibéis.
Nível de ruído externo: é expresso em decibéis, com divisão em três níveis. São eles: uma onda (até 69 dB), duas ondas (70 a 72 dB) e três ondas (acima de 72 dB).
Os critérios avaliados pelo PBE do Inmetro são 3:
Consiste no som emitido externamente pelos pneus durante o deslocamento do veículo, o nível sonoro gerado é medido em decibéis. Uma onda: Veículos de passeio, comerciais leves, caminhões e ônibus: nível de ruído ≤ 69 dB. Duas ondas: Veículos de passeio, comerciais leves, caminhões e ônibus: 69 dB < nível de ruído ≤ 72 dB.
Tanta variedade só complica a busca pelo pneu ideal. “Para fazer uma boa compra, o consumidor tem de ficar atento à aplicação que ele vai fazer do carro, à motorização e ao tipo de piso por onde ele vai rodar”, diz Sá. Além das medidas, é preciso respeitar também os índices de carga e de velocidade.
Selo Conpet: mostra que o pneu atende a todas as normas do Programa Nacional da Racionalização do Uso dos Derivados do Petróleo e do Gás Natural. MAS QUAL DURA MAIS? Infelizmente, a nova etiqueta não vai tirar a maior dúvida do consumidor brasileiro sobre pneus: qual é sua durabilidade.
Na etiqueta do pneu podemos encontrar referências à sua eficiência, indicando o nível de resistência ao rolamento; aderência em piso molhado; e por fim o nível de ruído gerado em decibéis. Os pneus representam 20% do consumo de combustível do automóvel.
Quando são usadas as drogas vasoativas?
Qual a finalidade da Lei Rouanet?
Qual o maior erro em um currículo?
Qual a quantidade ideal de couve por dia?
Qual a melhor idade para extrair o siso?
Qual é o cachorro mais bravo que Pitbull?
Qual a melhor lenha para a lareira?
Qual o tamanho que significa s?
Onde trabalha Despachante Aduaneiro?
Como fazer café com limão para gripe?
Como identificar coração de atleta?
Como saber se o cachorro está respirando bem?
Qual o momento de produção da prova testemunhal?
Como saber se o elemento é radioativo?