Somente podem ser chamadas de bacalhau as espécies Gadus morhua, Gadus macrocephalus e Gadus ogac.
- O rabo do peixe: deve ser quase reto ou ligeiramente curvado para dentro e de cor uniforme. Se tiver uma espécie de “bordado” branco na extremidade, não é o legítimo. - Cor do peixe: o bacalhau de verdade é cor palha. Fuja dos branquinhos, esses são falsos.
O bacalhau deve ter aparência limpa e sem manchas escuras. Manchas pretas ou marrons podem ser resíduos do peixe, como sangue ou bílis – sinal de que ele não foi bem trabalhado.
“Há quatro tipos de peixe com que é feito o bacalhau: o saithe, o zarbo, o ling e o cod, que é subdividido nas categorias macrocephalus e gadus morhua”, diz.
Os pescadores preferem capturar bacalhaus que tenham entre 60 centímetros e 1,2 metro de comprimento. Os peixes desse tamanho costumam pesar de 4,5 a 11,5 quilos. O bacalhau pode chegar a 1,8 metro e pesar mais de 90 quilos.
Gadus morhua Peixes que podem ser considerados bacalhau Gadus morhua: podem ser chamados de Bacalhau, Bacalhau do Porto ou Cod. São normalmente maiores, mais largos, gerando postas de maior grossura e de coloração levemente amarelada quando salgada.
Descrição: O Bacalhau Polaca do Alasca desfiado é de origem americana vem ganhando espaço na culinária brasileira. Por ser uma opção excelente para substituir o verdadeiro bacalhau. Possui um sabor suave e textura delicada.
Gadus morhua
O autêntico Bacalhau da Noruega é o Gadus morhua (da família Gadidae), que vem das águas frias e cristalinas dos mares que circulam o Polo Norte, na Noruega, garantindo a melhor qualidade e o sabor único.
Cod gadus macrocephalus - a maior diferença desse peixe com relação ao gadus morhua é sua coloração, levemente mais branca. Com relação à textura, a carne desse bacalhau não se desfaz em lascas, mas pode ser facilmente desfiada. Saithe - possui um sabor mais forte e uma coloração menos clara.
Nesta época do ano, os supermercados e peixarias já estão preparados para vender o bacalhau. Mas como o preço do verdadeiro bacalhau é tão salgado quanto o próprio, alguns estabelecimentos salgam outras espécies de peixe e vendem como a iguaria por um preço mais em conta.
- Cor do peixe: o bacalhau de verdade é cor palha. Fuja dos branquinhos, esses são falsos. - A pele: no verdadeiro bacalhau a pele solta com facilidade.
Mas como o preço do verdadeiro bacalhau é tão salgado quanto o próprio, alguns estabelecimentos salgam outras espécies de peixe e vendem como a iguaria por um preço mais em conta. Por isso, a PROTESTE preparou algumas dicas para ajudar os consumidores a identificar o que é bacalhau e o que não passa de peixe salgado.
A começar pelo formato: o bacalhau verdadeiro é largo e possibilita cortes em lombos. Além disso, o rabo deve ser quase reto ou ligeiramente curvado para dentro, e possuir cor uniforme. Se tiver uma espécie de bordado branco nas extremidades, é porque que não é o legítimo.
Como reverter cabeça-chata bebê?
Como juntar duas fotos para postar no Facebook?
Como criar um mosaico de fotos no Photoshop?
Quanto custa o padrão de água?
Como montar um painel semântico?
Como criar um mosaico de fotos no Word?
Como desmatamento das margens dos cursos fluviais interferem nesse contexto?
Como o desmatamento da Amazônia afeta o clima do Brasil?
Como o comendador conhece Maria Ísis?
Como o desmatamento afeta o ciclo do nitrogenio?
Como o desmatamento afeta a economia?
Porque a passagem do tempo é relativa?
Como montar um cardápio para Hamburgueria?
Qual a importância da tecnologia nos dias atuais?
Como o celular vem interferindo na relação das pessoas com elas mesmas?
Como o desmatamento da Amazônia afeta o planeta Terra justifique?
O que é mapa mental qual a sua importância durante o desenvolvimento de um projeto?