Em 1965, o geólogo canadense Tuzo Wilson descreveu, pela primeira vez, a tectônica em torno do globo em termos de “placas” rígidas movendo-se sobre o manto e em 1968 foi formulada então a Teoria da Tectônica de placas (a palavra tectônica origina-se do grego τεκτονικóç, ou seja, relativo à construção).
Boa parte dos 70 trabalhos apresentados lá eram sobre expansão do solo marinho. A narrativa mais coerente que explicaria as placas tectônicas estava prestes a ser descoberta - o artigo de McKenzie foi publicado em dezembro daquele ano.
Tração por peso da placa em subducção – placas Estudos recentes mostram que a principal força motriz para o movimento das placas tectônicas é a tração por peso da placa em subducção, porque as placas com a maior parte de suas bordas sendo subduzidas são as que se movem mais rápido.
Placas tectônicas são grandes blocos rochosos semirrígidos que compõem a crosta terrestre. A Terra divide-se em quatorze principais placas tectônicas, as quais se movimentam sobre o manto de forma lenta e contínua, podendo aproximar-se ou se afastar umas das outras.
De acordo com essa teoria, em determinada época, há centenas de milhões de anos, todos os continentes formavam um só bloco, a Pangeia (do grego, pan = toda e geo = terra). Ao longo de milhões de anos, com o movimento das placas tectônicas, a Pangeia dividiu-se inicialmente em duas partes: Gondwana e Laurásia.
2 – Placas convergentes 1 Essas são as placas que vão uma de encontro à outra. A placa mais densa mergulha para baixo da menos densa. É o caso do choque entre uma placa oceânica e (mais densa) e outra, continental. Quando essas placas se comprimem, elas acabam dando origem a cadeias montanhosas.
Existem várias placas tectônicas de diferentes tamanhos, porém as mais importantes são: Placa Africana: Abrange todo o continente africano e através de sua colisão com a placa euroasiática surgiu o Mar Mediterrâneo e o Vale do Rift. Placa da Antártida: Abrange toda a Antártida e a região austral dos oceanos.
Temos então desvendada a teoria das placas tectônicas sabemos o que as movem e como se reciclam temos uma teoria que hoje é a mais usual para todos os cientistas. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) Para Entender a Terra: Press, Frank; Siever, Raymond; Jordan, Thomas; Grotzinger, John : Bookman 2006 4 edição 606 pag.
Existem três forças motrizes principais para o movimento das placas tectônicas da Terra. Eles são a convecção do manto, a gravidade e a rotação da Terra. A convecção do manto é o método mais amplamente estudado de movimento de placas tectônicas e é muito semelhante à teoria desenvolvida por Holmes em 1929.
Nesta categoria temos três tipos diferentes de encontros entre placas, temos o encontro continente-continente formador de Himalaia, o continente-oceano formador dos Andes e por último temos o oceano-oceano neste caso temos as ilhas onde o Japão foi formado como principal exemplo.
Qual a diferença entre a anulação e a revogação de uma licitação?
Quais as principais causas da exclusão social?
Como ocorre o rompimento de barragem?
Onde ocorre a digestão dos lipídios separando álcool do ácido graxo?
Quando usar flor de sal no churrasco?
Quando devo usar a palavra recíproco?
Como usar a pipoqueira elétrica da Cadence?
Onde usar a pedra vassoura de bruxa?
Como acabar com as pulgas e carrapatos do meu filhote?
Como saber se um fusível de estabilizador está queimado?
Como conectar mesa digitalizadora no notebook?
Como saber se o devedor tem bens?
Quanto de Vedacit por saco de cimento?
Como saber se tem pus no dente?
Quanto tempo o aciclovir começa a fazer efeito?
Como saber se o fusível do rádio do carro queimou?
¿Cómo utilizar las pistolas de pintar modernas?
Como o meio ambiente influencia na personalidade?
Como ver se o fone está funcionando?
Quais desses ativos intangíveis não estão no alcance do Pronunciamento Técnico CPC 04 r1 )?