Os resíduos sólidos da construção civil que são destinados para o reaproveitamento passam por um processo de trituração. Antes da trituração, as frações se encontram misturadas e os resíduos têm pouco valor agregado. Somente após a separação é que se pode dar uma destinação adequada aos novos “materiais”.
Basicamente, a reciclagem é realizada pela: triagem, trituração e classificação dos materiais.
Exemplos de resíduos que encontram-se nessa categorias são: tijolos, blocos cerâmicos, concreto em geral, solos, rochas, azulejos, metais, resinas, colas, tintas, madeiras e compensados, forros, argamassa, gesso, telhas, pavimento asfáltico, vidros, plásticos, tubulações, fiação elétrica etc.
Vejamos algumas sugestões para reaproveitar o resíduo a fim de combater o desperdício:
Descartar entulhos em Ecopontos Além da coleta convencional, outra forma de descartar entulhos e restos de obras é encaminhá-los aos Ecopontos. Com relação a isso, o descarte gratuito diário nos Ecopontos é de até 1m³ (um metro cúbico) de entulhos.
Após a coleta seletiva, os resíduos passam por um processo de trituração. Assim, as frações se encontram misturadas e os resíduos têm pouco valor agregado. Somente após a granulagem, ou seja, a separação das frações é que se pode dar uma destinação adequada aos novos materiais.
O correto manuseio e gerenciamento de resíduos na construção civil não só diminui os índices de desperdício e os gastos com materiais, como também cumpre papel sustentável.
A reciclagem de resíduos da construção civil é uma responsabilidade de toda a empresa. Todos os colaboradores devem se conscientizar dessa necessidade, não apenas do ponto de vista legal, mas também moral, para que as ações saiam conforme planejadas.
Sobretudo, caso não sejam aproveitados, os resíduos devem ser encaminhados para usinas de reciclagem ou aterros específicos para resíduos da construção civil, permitindo sua reutilização. Resíduos reutilizáveis ou recicláveis em outros setores, como é o caso, por exemplo, de:
Ao iniciar a obra é necessário apresentar o Projeto de Gerenciamento de Resíduos da Construção Civil (PGRCC) do empreendimento para o órgão fiscalizador. A fiscalização, ao término da obra, irá comparar a quantidade estimada com a realizada de resíduos através de documentos da sua empresa e da empresa contratada para coleta;
Coordenadora de marketing Sienge na Softplan. Administradora, Especialista em Gestão e Marketing Estratégico Os resíduos sólidos da construção civil (RSCC) estão presentes em todo tipo de obra, não tem como escapar.
Como calcular juros DARF 1872?
O que significa a cor dourada no Ano Novo?
Como é o nome da Lua do planeta Terra?
Quais são os grupos de moluscos mais conhecidos?
Quanto tempo demora para cicatrizar o segundo furo na orelha?
Para que foi organizada a Junta de Salvação Pública quem foram seus presidentes?
O que é biodiversidade brasileira?
Qual a quilometragem máxima de um motor de moto?
Para que serve o remédio Tuia?
Como fazer revisão bibliográfica?
O que significa tatuagem de carpa para polícia?
Quantos dias é normal atrasa a menstruação?