A regra da agência diz que toda caixa de medicamento — ou embalagem secundária — tem que ter um código GS1 DataMatrix com as informações:
Para fazer a pesquisa, basta acessar a parte de consultas no site www.anvisa.gov.br e direcionar a busca para uma das categorias: medicamentos, alimentos, cosméticos, produtos para saúde e saneamento. Além de poder consultar os produtos, é possível, na mesma página, verificar a situação de empresas junto à Agência.
De acordo com determinação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), todo medicamento deve conter impresso na embalagem a data de validade e o número do lote. Na maioria das vezes, essas informações são impressas em baixo relevo, mas sem cor.
A rastreabilidade de medicamentos pode ser entendida como o conjunto de processos, sistemas, procedimentos e mecanismos que mapeiam e geram um histórico de cada posição do medicamento, da sua origem até o consumidor final.
Consultando o MS A ANVISA possui 2 sistemas diferentes de consulta, para que seja possível consultar e descobrir o número de registro de um medicamento e acessar as informações relacionadas a ele.
Bem vindo ao MEDiD.
Como a tecnologia contribui para o processo de rastreabilidade de medicamentos na farmácia hospitalar?
No setor farmacêutico, a rastreabilidade evita falsificações, uso indevido de medicamentos vencidos e outros problemas comuns para o setor, que acumula toneladas de apreensões de remédios todos os anos.
«Normalmente nada», diz Azanza. «Se alguém toma um remédio depois do vencimento, nada vai acontecer. São raríssimos os remédios que podem produzir efeitos tóxicos em pacientes após a data de validade expirar». Mas tampouco o remédio poderá surtir efeito – é uma questão muito mais de eficácia de que tolerância.
A possibilidade de rastrear um lote ou produto só existe se a identificação for realizada e conceder condições de verificação. Essa deve ser a função do código de barras vinculados a uma identificação avançada.
Qual a importância de rastrear e identificar um lote? Imagine todo o processo de uma fábrica — são muitas as etapas até chegar ao final, quando o produto já está pronto para a entrega. Durante a produção do lote a empresa deve criar um sistema de identificação que facilite a rastreabilidade.
Como você pôde ver, a rastreabilidade de medicamentos demanda o uso de códigos diferentes e o investimento em tecnologia. Apesar de a lei ainda estar em fase de adoção cujo prazo oficial é até 2022, as empresas envolvidas com a área da saúde já precisam movimentar-se para começar a implantar as mudanças.
Como ocorre o processo de rastreamento dos medicamentos? A rastreabilidade é feita por meio de uma série de fatores, como coleta dos dados gravados no código GS1 DataMatrix, o armazenamento e o compartilhamento dos desses dados de forma eletrônica — em todo o território nacional.
Quanto vai render a poupança em 2021?
Qual é o objetivo do Pré-natal?
Quem libertou o povo do cativeiro babilônico?
Como fica o braço do bebê com a vacina BCG?
Onde fica a tinta da tatuagem na pele?
Quando o pai está desempregado qual o valor da pensão?
Qual é o alimento das formigas?
Como o jeans chegou ao Brasil?
Como um gestor deve lidar com conflitos?
Como os jacarés ficam na água?
Quando as pessoas se machucam elas aprendem a odiar?
Quando o jeans se popularizou?
Como o Han do Velozes e Furiosos sobreviveu?