O propofol diminui muito a atividade cerebral. “A ação é rápida, potente e curta”, diz o médico. Para manter o efeito, é preciso injetar o anestésico constantemente. Se parar, a pessoa acorda.
Apesar dos efeitos colaterais, o Propofol é indicado para indução e manutenção de anestesia geral em adultos e crianças a partir dos 3 anos de idade. O medicamento também pode ser utilizado para sedação de pacientes em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) que estejam em ventilação mecânica.
Propofol
Propofol Alerta sobre risco à saúde | |
---|---|
Via(s) de administração | via intravenosa |
Metabolismo | hepático |
Meia-vida biológica | 30 a 60 min. |
Ligação plasmática | 95 a 99% |
Anestesia pela veia Este tipo de anestesia é feito ao injetar o medicamento anestésico diretamente na veia, causando uma sedação quase imediata.
sedação profunda - depressão profunda do nível da consciência mesmo sob qualquer estímulo. Este estado é freqüentemente acompanhado de perda dos reflexos de proteção e necessita de manejo adequado das vias aéreas e de controle dos parâmetros hemodinâmicos.
A principal desvantagem do propofol é que frequentemente causa dor intensa. Pois, é usualmente injetado em veias da mão e pode causar irritação da pele. O que pode tornar a anestesia uma experiência desagradável.
Pelo fato de não existir antagonista para o propofol, os pacientes que são submetidos à sedação excessiva podem necessitar de ventilação assistida durante alguns minutos até a recuperação da consciência e da respiração espontânea.
Os fabricantes do medicamento orientam que a estabilidade do propofol após abertura para uso, caso o medicamento seja diluído, é de 6 horas e sem diluição (medicamento puro) é de 12 horas, sendo necessário a troca do conjunto (Medicamento + Equipo) ao término do prazo.
A sedação tem efeito pontual, dura somente o tempo do exame, e o paciente acorda logo depois. Do início ao fim, ele recebe monitoramento cardíaco e fica conectado a uma fonte de oxigênio.
O ideal é ir para casa com o acompanhante e permanecer em repouso até o efeito do sedativo cessar completamente (cerca de 12 horas). Após o exame o paciente pode retornar com seus hábitos alimentares normalmente, mas recomenda-se não ingerir bebidas alcoólicas por pelo menos 12 horas.
A injecção endovenosa de uma dose terapêutica (1,5 - 2,5 mg / kg para indução) de propofol induz a hipnose, com excitação mínima, usualmente em menos de 40 s (o tempo de uma circulação braço-cérebro).
Além de hipotensão (sobretudo por via de vasodilatação) e apneia transitória após doses de indução hipnótica, um dos efeitos colaterais do propofol é dor no local da injecção, sobretudo em veias de calibre inferior. Esta dor pode ser reduzida com um pré-tratamento com lidocaína i.v. Um efeito mais raro e mais grave é distonia.
O mecanismo de acção ainda suscita dúvidas, mas está postulado que o seu efeito primário pode ser a potenciação de receptores GABA-A e de glicina, possivelmente por atrasar o encerramento dos canais iónicos associados. Pesquisas recentes sugerem que o sistema endocanabinoide pode contribuir significativamente na acção anestésica do propofol.
Em adultos que receberam propofol (2-2.5 mg/kg), a apneia durou menos de 30 segundos em 7% dos pacientes, 30 a 60 segundos em 24% dos pacientes e mais de 60 segundos em 12% dos pacientes. O Propofol tem efeitos a nível cerebral: diminui a perfusão cerebral, o consumo metabólico de oxigénio cerebral e a pressão intracraniana.
Como montar um perfil criativo no Instagram?
Como funciona um poema protesto?
Como montar a pulseira da vida?
Como ter um bom perfil no Tinder?
Como montar um cardápio de bistrô?
Como é o pós operatorio de hemorroidectomia?
Como fazer cardápio semanal fitness?
Como fazer um cardápio para cachorro quente?
Como montar um cardápio de marmitex?
Como recuperar arquivo .DEC imposto de renda 2020?
Qual o Idol mais bonito do K-Pop 2021?
Como recuperar senha do Leo app?
Como ser sócio de uma cooperativa?
Como mudar a senha do meu Wi-fi da Oi pelo celular?