É importante destacar que os pronomes ele, ela, nós, vós, eles e elas, quando antecedidos por preposições, são classificados como pronomes oblíquos tônicos, pois exercem a função de complemento.
Os pronomes podem ser pessoais, possessivos, demonstrativos, interrogativos, relativos, indefinidos e também substantivos e adjetivos.
Há seis tipos de pronomes: pessoais, possessivos, demonstrativos, indefinidos, relativos e interrogativos. Os pronomes também podem ser classificados em substantivos e adjetivos. ... Subdividem-se em pronomes pessoais do caso reto, pronomes pessoais oblíquos e pronomes pessoais de tratamento.
Hoje o pronome “você” é usado como se fosse um nono pronome pessoal do caso reto (além de eu, tu, ele, ela, nós, vós, eles e elas). ... Se o sujeito for “tu”, o verbo tem que concordar com a segunda pessoa, o pronome oblíquo será “te”, e os pronomes possessivos devem ser “teu”, “tua”, “teus” ou “tuas”.
Quanto à função são divididos em: Pronomes pessoais do caso reto e Pronomes pessoais do caso oblíquo. E, de acordo com a tonicidade, são classificados em: Pronome oblíquo átono ou Pronome oblíquo tônico....Pronomes Pessoais.
Pronomes pessoais retos | Pronomes pessoais oblíquos | |
---|---|---|
eles, elas | os, as, se, lhes | eles, elas, si |
Classificação sintáctica do pronome «lhe» - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa. No Brasil, a gramática diz que o pronome "lhe" será sempre classificado como objeto indireto.
Pronome é uma classe de palavras variável cuja finalidade é substituir ou determinar (acompanhar) um substantivo. Eles se classificam em razão dessas funções. Aquele que substitui o nome é chamado de pronome substantivo, e o que o determina (acompanha) é o pronome adjetivo. Além disso, são subclassificados em pessoais do caso reto, ...
Eles se classificam em razão dessas funções. Aquele que substitui o nome é chamado de pronome substantivo, e o que o determina (acompanha) é o pronome adjetivo. Além disso, são subclassificados em pessoais do caso reto, pessoais oblíquos tônicos e átonos, de tratamento, relativos, possessivos, demonstrativos, indefinidos e interrogativos.
São exemplos de pronomes relativos: QUE, O QUAL, A QUAL, OS QUAIS, AS QUAIS; QUEM; ONDE, AONDE, DE ONDE (DONDE); CUJO (S), CUJA (S); COMO; QUANTO. Em primeiro lugar, veja a capacidade de retomada e de substituição desses pronomes: Pegue os livros que estão sobre a mesa. A oração em negrito é adjetiva.
Veja: ⇒ Caso reto: são os pronomes pessoais que sempre exercem função de sujeito da oração (nunca exercem função de complemento). São eles: 1º pessoa do singular: EU. 2º pessoa do singular: TU. 3º pessoa do singular: ELE/ELA. 1º pessoa do plural: NÓS. 2º pessoa do plural: VÓS.
Quando o Enem divulga o local da prova?
Como saber o número do celular Claro pelo CPF?
Como saber o tamanho do meu tênis?
Como se separa a palavra soubesse?
Como fazer uma parceria com uma editora?
É possível crescer aos 18 anos?
Quem tem laudo médico pode ser demitido?
Qual é o item mais forte do Minecraft?
Como saber em que área empreender?
Como se tornar nutricionista infantil?
É difícil obedecer os pais porque?
Quem não sabe direita e esquerda?
Como o médico brasileiro pode trabalhar no Canadá?
Como saber qual é a chave Pix?