A eletroforese capilar é uma técnica aplicável na determinação de uma grande variedade de amostras, incluindo hidrocarbonetos aromáticos, vitaminas hidrossolúveis e lipossolúveis, amino ácidos, íons inorgânicos, ácidos orgânicos, fármacos, catecolaminas, substâncias quirais, proteínas, peptídeos e muitos outros.
Na eletroforese capilar, o capilar é preenchido com uma solução tampão e suas extremidades são mergulhadas em recipientes, que contém a solução tampão, e onde é aplicado um campo elétrico, que gera uma corrente no interior do capilar. ... Uma pequena quantidade de amostra é introduzida em uma das extremidades do capilar.
A eletroforese ocorre dentro de uma matriz ou gel que possibilita a corrida da amostra. O gel é introduzido dentro de uma solução tampão específica para eletroforese que fornece as condições ideais para a passagem da corrente e a manutenção do valor do pH.
A eletroforese é uma técnica laboratorial realizada com o objetivo de separar moléculas de acordo com o seu tamanho e carga elétrica para que se possa ser realizado o diagnóstico de doenças, seja verificada a expressão de proteínas ou se possa identificar microrganismos.
Compartilhe esse conteúdo: A Eletroforese é o processo de migração de espécies carregadas eletricamente, quando são dissolvidas ou suspensas em um campo elétrico. A cuba de eletroforese é o equipamento de laboratório utilizado para esse tipo de análise, muito útil no estudo de proteínas, por exemplo.
A técnica de eletroforese capilar possui uma série de vantagens, tais como a rapidez, versatilidade, um baixo custo por análise, alto poder se separação (resolução) e um consumo mínimo de amostras, reagentes e solventes. Além disso, oferece a possibilidade de automação e detecção on-line.
Tipos de eletroforese
A eletroforese é muito utilizada e tem papel importante na análise laboratorial e também em pesquisas científicas. Essa técnica foi empregada pela primeira vez em 1937 pelo bioquímico Arne Tisélius e permite realizar a separação de macromoléculas como DNA, RNA, proteínas e enzimas com tamanhos e cargas diferentes.
O tampão de amostra contém corantes e reagentes de alta densidade (sacarose, glicerol ou ficol). Estes últimos asseguram que a amostra de DNA entre no poço pela força da gravidade.
A Eletroforese em gel é uma técnica usada para separar fragmentos de DNA (ou outras macromoléculas, como o RNA e proteínas) com base no tamanho e carga. ... Através do uso da eletroforese, podemos ver quantos diferentes fragmentos de DNA estão presentes em uma amostra, e o quão grandes eles são em relação aos outros.
Qual é o brinquedo mais radical do mundo?
O que pode comer de doce na dieta?
Como calcular a tensão de escoamento de um material?
Qual a idade dos alunos do ensino fundamental 2?
Quanto tempo um concurso demora para chamar?
Por que o farmacêutico pode atuar na área de alimentos?
Como consultar área construída de um imóvel?
Como funciona para entrar em uma faculdade federal?
Como as células do sistema imune inata reconhece os antígenos?
Qual é a segunda maior praça do mundo?
Quanto custa uma cuidadora por dia?
O que significa cumprimentar as pessoas?
Qual o valor da piscina do Sesc?
Quem foi o maior vendedor do mundo?
Qual a reação de um gato envenenado?
Quais os cargos que podem ser acumulados?