E com apenas 5 passos:
Conservar rios e nascentes é essencial para manter a vida no planeta. O uso de enzimas auxilia a remover resíduos e eliminar maus odores, contribuindo para a limpeza dos rios e seus afluentes.
O processo de recuperação e conservação das nascentes consiste, basicamente, em três fundamentos básicos sendo eles:
Quando um rio é poluído ou degradado, mas suas nascentes estão preservadas, há boas chances de recuperarmos todo corpo hídrico. Por outro lado, se as nascentes forem destruídas, pouco se pode fazer. Elas são a fonte necessária à vida e devem ser preservadas ou recuperadas a qualquer custo.
Uma nascente nada mais é do que a água da chuva ou do derretimento de geleiras, que se acumula em uma camada menos permeável. “É o ponto em que a água infiltrada no subsolo se reúne e emerge”, comenta Vandete Inês Maldaner, superintendente do Instituto Brasília Ambiental.
Proteger os mananciais de água é dever de toda sociedade. Proteger os mananciais de água nunca foi tão importante para a manutenção da vida dos ecossistemas terrestres. Além das chuvas, o volume de água para os reservatórios que abastecem as cidades e as regiões rurais se originam dessas fontes.
Outro método de preservação das nascentes é por meio da construção de cercas, de forma a fechar a área da nascente, evitando a entrada de animais e, por consequência, o pisoteio e compactação do solo. Além disso, deve-se preservar a limpeza nas proximidades da cerca.
Para proteger de maneira eficaz uma nascente de água, é preciso criar uma área de preservação permanente em um raio mínimo de 50 metros ao seu redor. Isso significa fazer controle da vegetação local, impedir desmatamentos e poluições. “Mas também é fundamental cuidar das áreas de recarga desse aquífero”, comenta Vandete.
O processo de recuperação e conservação das nascentes consiste, basicamente, em três fundamentos básicos sendo eles: 1 Proteção da superfície do solo; 2 Criação de condições favoráveis à infiltração da água no solo; 3 Redução da taxa de evapotranspiração. More ...
Para quem não sabe, as nascente são manifestações superficiais de águas armazenadas em reservatórios subterrâneos, chamados de aquíferos ou lençóis, que dão início a pequenos cursos d’água, formando córregos, posteriormente unindo-se para originar os riachos e rios.
Qual o curso que menos usa matemática?
Qual é a importância do transporte para a logística?
Quais são os tipos de controle de estoque?
Como abrir uma empresa de crediário?
Como fazer logout do gmail no android?
Quais são duas características da camada de aplicação do modelo TCP IP?
Qual órgão possui um córtex e uma medula?
Como foi feita a tradução da Bíblia?
Como alimentar as bactérias emagrecedoras do intestino?
O que é a fumaça que sai da boca no frio?
Que remédio tomar para mal-estar?
Onde posso usar o Mercado Crédito?
Em qual bioma podemos encontrar o Tatu-canastra Mabu?