Ela habita diversos ambientes, que vão desde florestas tropicais ao Cerrado.
É considerado extinto no Rio Grande do Sul e Uruguai. Também é encontrado na Argentina, Paraguai, Bolívia, Peru, Equador, Colômbia, Venezuela, Guiana Francesa, Suriname e Guiana. Habitat: Floresta amazônica, Mata Atlântica, Caatinga e savanas, como o Cerrado.
A espécie encontra-se nas listas nacional e mundial de espécies ameaçadas de extinção, classificada como vulnerável. A caça e a perda de habitat são as principais ameaças ao tatu-canastra, que raramente é encontrado em habitats alterados.
Desde 2010, o projeto Tatu Canastra (realizado pelo IPÊ e The Royal Zoological Society of Scotland)busca levantar mais informações a respeito dessa espécie, seu comportamento e história natural, para a sua proteção. Existem 21 espécies de tatus, e são apenas encontradas no continente americano.
AS ESPÉCIES DE TATUSTatu-de-rabo-mole-grande – Cabassous tatouay. ... Tatu-de-rabo-mole-pequeno – Cabassous unicinctus. ... Tatu-mulita – Dasypus hybridus. ... Tatu-de-quinze-quilos – Dasypus kappleri. ... Tatu-galinha – Dasypus novemcinctus. ... Tatuí – Dasypus septemcinctus. ... Tatu-peba – Euphractus sexcinctus. ... Tatu-canastra – Priodontes maximus.
30 curiosidades que você vai gostar
Um dos destaques do vídeo são as imagens do tatu-canastra (Priodontes maximus). Também conhecido como tatu-açú ou tatu gigante, ele é o mais raro do mundo, e também o maior: chega a medir mais de 1 metro de comprimento e pesar mais de 60 quilos.
Ter um tatu como animal de estimação é ilegal.
Para poder ter um tatu em cativeiro é necessário ter uma autorização especial, essa autorização não é outorgada por qualquer pessoa, apenas as entidades especializadas que se dedicam ao cuidado e à conservação deste animal podem dá-las.
Este último é uma referência à crença popular de que a espécie se alimenta de cadáveres, o que não está longe da realidade: onívoro, o Euphractus sexcinctus se alimenta de uma vasta gama de plantas e animais, inclusive carniça. ... Diferente da maioria das espécies de tatu, o tatu-peba tem hábitos diurnos.
A dieta do tatu-canastra é constituída principalmente de cupins e formigas e ocasionalmente de outros insetos, aranhas, minhocas, larvas, cobras e carniça (Nowak & Paradiso 1983, Redford 1985, Anacleto & Marinho Filho 2001).
Certo dia, estando um índio a perseguir um tatu canastra, acabou por distanciar-se de sua aldeia. Inacreditavelmente, à medida que este se afastava, sua caça crescia cada vez mais. Já próximo de alcançá-la, o tatu rapidamente cavou a terra, desaparecendo dentro dela.
No Brasil, de acordo com o pesquisador Danilo Kluyber, do Projeto Tatu-canastra, pelo menos dez são conhecidas. O nome de “pequeno blindado” não se enquadra em um desses integrantes: o tatu-canastra.
Reprodução do Tatu-canastra. A gestação dura até 122 dias e a fêmea gera em média 1 filhote. Porém, são poucas as informações sobre a reprodução dos indivíduos.
ALIMENTAÇÃO: os tatus são onívoros, o que facilita a alimentação. Comem todos os tipos de vegetais, como grãos, folhagens, legumes e frutas. Uma dica é plantar mandioca, abóbora e frutas no local para fornecer à criação comida a custo baixo.
Nativo da América, o tatu vive em cerrados, campos abertos e florestas secas de clima quente ou temperado. ... De hábitos noturnos, o tatu vive em túneis, ou tocas, que escava com rapidez e habilidade. Alimenta-se de insetos, vermes, raízes e pequenos animais.
O Tatu-Bola tem hábitos noturnos e alimenta-se de cupins, pequenos invertebrados e frutos. Enquanto dura o período de reprodução da espécie, uma mesma fêmea pode ser acompanhada por mais de um macho. A gestação dura, em média, 120 dias, com o nascimento de um filhote por ninhada (raramente dois).
Esta é a maior de todas as espécies de tatus existentes. Mede entre 75 e 100 cm desde a sua cabeça até a base da cauda, a qual tem um cumprimento entre 40 a 50 cm. Seu peso varia entre 20 e 60 kg, mas em condições de cativeiro foram registrados animais de até 80 kg.
Resumo da notíciaDesde 2010, o Projeto Tatu-Canastra se dedica a pesquisar o maior tatu do mundo, um gigante de 1,5 metro de comprimento.Apesar do tamanho e de habitar quase todos os países da América do Sul, é uma das espécies menos conhecidas. ... O tatu-canastra é fundamental nos ecossistemas.
Ele é o maior tatu existente do mundo. Pode chegar a ter 1,5 metro de comprimento e pesar até 60 kg. Mas infelizmente, o tatu-canastra (Priodontes maximus), animal característico do Cerrado brasileiro, mas que também pode ser encontrado em outros biomas do país e da América Latina, está ameaçado de extinção.
Corre alto risco de extinção em médio prazo. A perda e a fragmentação do habitat, além da caça, são as principais ameaças à espécie. Suas populações foram extensamente dizimadas no passado, principalmente devido à caça humana de subsistência.
Os membros são curtos e fortes, com grandes unhas nas extremidades adaptadas para escavar, o tórax e o abdômen são robustos e atarracados e a cabeça é pequena. As orelhas podem ser grandes, caso dos tatus do gênero Dasypus e Cabassous, ou pequenas, caso dos gêneros Euphractus, Tolypeutes e Priodontes.
Tatu é um mamífero da família dos dasipodídeos, ordem dos desdentados, a mesma dos tamanduás e preguiças. Contudo, os tatus só não têm dentes na frente: podem apresentar de 7 a 25 pequenos mas eficientes dentes em cada lado da boca.
O que é uma sociedade em comandita por ações?
Como funciona a transferência externa para UFRJ?
Como funciona a subscrição de FIIS?
Como funciona a transferência de veículos financiados?
Como licenciar veículo de aluguel?
Como funciona a transição do regime semiaberto para o aberto?
Como abrir portas no modem Sagemcom da net?
Como editar fotos no Pinterest pelo celular?
Como fazer uma apresentação em PowerPoint 2010?
Como usar o Pinterest para loja?
Como liberar todas as portas do roteador Multilaser?