O currículo escolar é o caminho que o estudante deve percorrer durante sua vida na escola. Nele, estão organizados os conteúdos que o aluno vai aprender ao longo do estudo em uma instituição de ensino. ... Ou seja, que define os conteúdos essenciais que todos os estudantes devem aprender.
O currículo representa a caminhada que o sujeito irá fazer ao longo de sua vida escolar, tanto em relação aos conteúdos apropriados, quanto ás atividades realizadas sob a sistematização da escola. ... No contexto escolar, o currículo deve ter uma função formativa, educativa, social e cultural.
De maneira geral, pode-se afirmar que currículo é a seleção cultural de determinados conhecimentos e práticas de ensino-aprendizagem que, produzidos em contextos históricos determinados, procuram garantir aos educandos o direito à riqueza de conhecimentos e de cultura produzidos socialmente.
Quanto à origem da palavra, currículo vem do latim “currere”, que significa rota, caminho. Representa, então, a proposta de organização de uma trajetória de escolarização, envolvendo conteúdos estudados, atividades realizadas, competências desenvolvidas, com vistas ao desenvolvimento pleno do estudante.
Quais são os diferentes tipos de currículo?
Currículo simples em texto.
Currículo cronológico.
Currículo temático.
Currículo combinado ou misto.
Vídeo-currículo.
Currículo com carta de apresentação.
Currículo com fotografia.
41 curiosidades que você vai gostar
Veja a que se referem: Currículo social: faz parte da identidade educacional, deve respeitar as diferenças sociais, culturais e o contexto no qual está inserida a instituição; Currículo oculto: abrange as ações, comportamentos, atitudes e valores que se aprendem implicitamente com o conteúdo científico.
Existem 7 principais tipos de currículos:
Currículo Cronológico.
Currículo Funcional ou Temático.
Currículo Combinado ou Misto.
Currículo Lattes.
Currículo Online.
Vídeo Currículo.
Curriculum Vitae.
Nessa perspectiva, o currículo de qualidade é aquele que faz a integração horizontal e vertical de conteúdos significativos dos diversos componentes curriculares, transformando a escola num ambiente vivo de aprendizagem, por meio de uma abordagem prática, vinculada a trabalhos que irão preparar cidadãos para entender ...
Currículo em ação: trata-se do que efetivamente ocorre na sala de aula. ... A intenção desse artigo é abrir a discussão sobre as facetas do currículo que de fato ocorrem em sala de aula, o moldado, em ação, realizado e avaliado, e o seu distanciamento frente ao currículo prescrito.
Um currículo escolar precisa ser elaborado a partir do projeto pedagógico da escola, ter uma teoria que o fundamente, a mesma perspectiva que fundamenta o projeto pedagógico e definir a proposta educativa que orientará o trabalho pedagógico do dia a dia da escola, dos trabalhos realizados principalmente na sala de aula ...
O currículo busca articular as experiências e os saberes das crianças com os conhecimentos que fazem parte do patrimônio cultural, artístico, científico e tecnológico da sociedade por meio de práticas planejadas e permanentemente avaliadas que estruturam o cotidiano das instituições.
O currículo escolar garante a instituição um rumo a ser seguido durante todo o ano, disciplinas, projetos didáticos e institucionais, faz com que os professores, pessoal de apoio, gestão estejam seguros do que vai acontecer no ano em questão, sem surpresas, tudo planejado, e ao mesmo tempo sujeito a mudanças, se ...
Um dos pilares do currículo escolar infantil é proporcionar o autoconhecimento à criança, criando condições para a construção da sua identidade pessoal e cultural, a fim de formar uma imagem de si mesma e dos grupos aos quais pertence nas interações e brincadeiras vivenciadas na escola.
5 aspectos para se considerar na montagem de um currículo escolar | Escola da Inteligência
Analise as novas práticas escolares. ...
Leve em conta as necessidades dos alunos. ...
Introduza a tecnologia no ensino. ...
Defina padrões. ...
Avalie o desempenho atual e estabeleça metas.
Currículo prescrito: são os documentos oficiais que orientam a educação nacional e as propostas curriculares das Secretarias de Estado da Educação, como: DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS – DIRETRIZES CURRÍCULARES ESTADUAIS – BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR – REFERENCIAL CURRICULAR DO PARANÁ: princípios, direitos e ...
Sobre a importância da alfabetização, a Base diz que “aprender a ler e escrever oferece aos estudantes algo novo e surpreendente: amplia suas possibilidades de construir conhecimentos nos diferentes componentes, por sua inserção na cultura letrada, e de participar com maior autonomia e protagonismo na vida social.”
A Educação Integral é uma concepção que compreende que a educação deve garantir o desenvolvimento dos sujeitos em todas as suas dimensões – intelectual, física, emocional, social e cultural e se constituir como projeto coletivo, compartilhado por crianças, jovens, famílias, educadores, gestores e comunidades locais.
Dicas de como montar um currículo
Vá direito ao ponto. Essa é uma dica básica, mas muito negligenciada pelos candidatos. ...
Divida o conteúdo por tópicos. ...
Evite formatações que fujam à regra. ...
Utilize uma linguagem adequada. ...
Evite incluir fotos e pretensão salarial. ...
Faça uma revisão minuciosa. ...
Não minta.
O currículo profissional, também chamado de curriculum vitae (CV), é um gênero textual que tem como objetivo a conquista de uma vaga de emprego. Portanto, nada mais importante do que saber produzir um bom currículo que vai chamar a atenção de quem analisa.
Cronológico inverso
Este é o tipo de currículo mais comum, em que as informações são inseridas na ordem cronológica inversa, ou seja, das mais recentes para as mais antigas. O currículo cronológico inverso tem basicamente esta estrutura abaixo.
Inicialmente o currículo era compreendido como o plano e programa a ser seguido pelas instituições escolares, e trazia os objetivos, conteúdos e métodos instrucionais.
Pensar em currículo para a Educação Infantil é pensar sobre a identidade dessas crianças, como elas aprendem, e como se desenvolvem assim como as necessidades e interesses desses pequeninos. Além disso, a construção do currículo deve passar pela questão que norteia as escolhas vinculadas à proposta Pedagógica.
O Currículo de Sergipe representa uma construção coletiva e democrática, elaborado a partir do Regime de Colaboração entre o Ministério da Educação – MEC, o Conselho Nacional de Secretários de Educação - CONSED e a União dos Dirigentes Municipais de Educação – UNDIME.
Um currículo para a Educação Infantil tem que ter embasamento legal, considerar a realidade sociocultural das crianças, de suas famílias e da comunidade em que a instituição está inserida, bem como, selecionar conteúdos que ampliem o universo cultural das crianças na perspectiva de sua formação humana.
Como eu faço pra postar alguma coisa no Facebook?
Estou com o recibo do carro em branco?
O que irrita o signo de Peixes?
Como incluir o livro caixa na ECF?
Como saber se o servidor proxy está funcionando?
Como preencher o formulário para interposição de recurso a Junta de recurso da Previdência Social?
Como saber se meu nome está sujo pelo telefone?
Qual Rottweiler é maior o alemão ou americano?
Como saber se o abdome está definindo?
Como preencher o LinkedIn quando está desempregado?
O que pode ser patenteado INPI?
Quais são os crimes inafiançáveis?
Como fazer o cadastro no PDDE interativo?
Para que serve o retificador de voltagem da moto?
Quanto tempo leva um recurso do INSS?