Cada lóbulo do timo é constituÃdo por córtex e medula. Córtex: é composto por um grande numero de linfócitos T (timócitos) que migram da medula óssea para a periferia do córtex, onde proliferam-se intensamente e tornam-se imunocompetentes. Além disso, o córtex possui macrófagos e células reticulares epiteliais.
O sistema linfoide incluem os órgãos linfoides primários e secundários. Os órgãos linfoides primários produzem os componentes celulares do sistema imunológico. Eles são (1) medula óssea e (2) o timo.
As principais estruturas que participam da resposta imunitária são os órgãos linfáticos: timo, baço, lifonodos e nódulos linfáticos. Os nódulos são agregados de tecido linfóide localizados nas mucosas dos aparelhos digestório, rspiratório e urinário.
Os órgãos linfóides são classificados em primários (ou centrais) e secundários (periféricos). Timo e medula óssea (+ fÃgado fetal). Nestes órgãos ocorre a linfopoese (produção de linfócitos), ou seja, as células se diferenciam das células tronco, proliferam e amadurecem em linfócitos funcionais.
Os órgãos e tecidos linfóides periféricos incluem os linfonodos, o baço, o sistema imune cutâneo e o sistema imune das mucosas. Além disso, no tecido conjuntivo e em virtualmente todos os órgãos, exceto no sistema nervoso central são encontrados agregados mal definidos de linfócitos.
36 curiosidades que você vai gostar
Órgãos linfoides secundários: são os linfonodos (ou gânglios linfáticos), o baço, a própria medula óssea e os tecidos linfoides associados à mucosa (MALT, mucosal-associated lymphoid tissue).
Órgãos linfoides secundários – são órgãos onde os linfócitos existem em grande quantidade e onde exercem importantes funções de reconhecimento de antÃgenos e de desencadeamento de respostas imunitárias: linfonodos e baço.
Os linfócitos T são originados a partir de células progenitoras linfoides encontradas na medula óssea. Essas células saem da medula em direção ao timo. É nesse órgão que as células sofrem o processo de maturação e diferenciam-se em células T helper, T supressora e T citotóxica.
Ela pode ser dividida em dois tipos, medula óssea vermelha e amarela. A vermelha, rica em hemácias, é responsável pela produção de células sanguÃneas, e a amarela é rica em tecido adiposo e não produz células sanguÃneas.
O macrófago é uma importante célula do sistema imunitário, proveniente da linhagem mieloide do sistema hematopoiético, tendo como percursor o monócito. Tem capacidade fagocÃtica estando envolvida na eliminação de células/partÃculas estranhas ao organismo.
As principais funções do baço são: Filtrar microrganismos e partÃculas estranhas do sangue, como vÃrus e bactérias. Ele atua como uma "esponja" na filtragem do sangue. Produzir linfócitos e plasmócitos que sintetizam anticorpos.
Diferenciam-se da medula óssea vermelha, hematógena, que tem essa cor graças a numerosos eritrócitos (hemácias) em diversos estágios de maturação, já a medula óssea amarela, é abundante em células adiposas e que não apresenta células sanguÃneas.
A doação de medula óssea no centro cirúrgico é feita sob anestesia geral e dura em média duas horas. Para aspirar a medula são feitas punções com o auxÃlio de agulhas nos ossos da bacia. O volume retirado é de até 15% e não causa nenhum prejuÃzo à saúde do doador.
A medula amarela é encontrada em cavidades grandes de ossos grandes e consiste em sua grande maioria de células adiposas e umas poucas células sanguÃneas primitivas. A medula vermelha é um tecido hematopoiético e é o sÃtio de produção de eritrócitos e leucócitos granulares.
Citocinas produzidas pelas células Th1 ativam macrófagos e participam na geração de células Tc, resultando em uma resposta imune mediada por células. Contrariamente, citocinas produzidas pelas células Th2 ajudam a ativar células B, resultando na produção de anticorpos.
Os linfócitos são células responsáveis pela defesa do corpo, por isso quando estão aumentados geralmente significa que o corpo está reagindo a algum microrganismo, como por exemplo bactérias, vÃrus, mas também podem estar aumentado quando existe algum problema na produção destas células.
Funcionalmente, os linfócitos T dividem-se em linfócitos T auxiliares ou helpers (LTh), linfócitos T citotóxicos (LTc) e linfócitos T supressores (LTs) (fig. 9). Cada um deles possui receptores caracterÃsticos, também eles, identificáveis por técnicas imunológicas e que apresentam funções especÃficas.
São órgãos linfóides secundários, exceto: Resposta A a) Timo e medula óssea b) Baço e linfonodos c) Placas de Peyer d) Amigdalas (tonsilas) e) Tecido linfóide associado às mucosas (MALT) ANTICORPOS 1.
Função dos linfonodos
Os linfonodos (gânglios linfáticos) são pequenas estruturas que funcionam como filtros para substâncias nocivas. Eles contêm células do sistema imunológico que ajudam a combater infecções atacando e destruindo germes que são transportados pelo lÃquido linfático.
O procedimento de coleta das células-tronco da medula óssea é seguro, contudo, podem ocorrer complicações relacionadas à anestesia e à coleta propriamente dita, como dor local, que é facilmente controlada com analgésicos comuns, e anemia, relacionada ao volume retirado, mas que em geral é leve e de fácil controle.
Na doação por punção da medula óssea, o doador costuma relatar dor no local da punção (quadril) que tende a desaparecer em alguns dias. A maioria dos doadores consegue retornar às suas atividades habituais após uma semana.
Há uma crença que doar medula óssea pode deixar a pessoa paraplégica. Isso realmente pode acontecer? Por quê? Resposta: Não.
Enquanto a medula óssea é um tecido lÃquido que ocupa a cavidade dos ossos, a medula espinhal é formada de tecido nervoso que ocupa o espaço dentro da coluna vertebral e tem como função transmitir os impulsos nervosos, a partir do cérebro, para todo o corpo.
Existem dois tipos principais de transplante de medula: autólogo e alogênico. No transplante autólogo, as próprias células-tronco hematopoiéticas do paciente são removidas antes que a quimioterapia ou radioterapia de alta dose seja administrada, e, então, são armazenadas para posterior uso.
Existem duas formas de doar as células progenitoras ou células-mãe da medula óssea. Uma relacionada à coleta das células diretamente de dentro da medula óssea (nos ossos da bacia) e a outra por filtração de células-mãe que passam pelas veias (aférese).
Pode lavar a panela da Airfryer?
Para que é bom enxofre em pó?
Como tomar banho com vence tudo?
Para que serve o medicamento Deocil?
Pode tomar chá de erva doce à noite?
Como tomar Annita lÃquido infantil?
Como devo tomar as cápsulas de inhame?
Pode lavar a parte de baixo do carro?
Qual é o benefÃcio do remédio cura tudo?
Como tratar glaucoma de pressão normal?
O que fazer quando a criança tem estrabismo?