A indicação, portanto, é que o solo seja bem drenado e fértil, rico em húmus, com bastante adubo composto, pois o milho não tolera muito bem estrume fresco. Este solo precisa estar em um local com bastante incidência de luz solar, já que a planta depende dessa exposição para evoluir bem.
Textura - Solos de textura média, com teores de argila em torno de 30-35%, ou mesmo argilosos, com boa estrutura, como os latossolos, que possibilitam drenagem adequada, apresentam boa capacidade de retenção de água e de nutrientes disponíveis às plantas, são os mais recomendados para a cultura do milho.
Calagem: Recomendada quando o pH do solo for menor que 5,5, devendo ser realizada com antecedência mínima de 3 meses da semeadura. Preparo do solo: Deve ser feito com 1 a 2 arações e gradagens, depen-dendo das condições do terreno. Quando possível, os restos de culturas anteriores devem ser incorporados.
Para fertirrigação, geralmente, a preferência é pelos adubos de alta solubilidade, com pouca impureza e sem qualquer tipo de substância que possa causar empedramento. Como fonte nitrogenada, é comum a recomendação de ureia, nitrato e sulfato de amônio, nitrato de cálcio e potássio.
O preparo convencional é qualquer sistema que deixa menos de 15% da superfície do solo coberta com resíduos após o plantio. O preparo reduzido deixa de 15% a 30% de cobertura. Já o preparo conservacionista, como o plantio direto, deve apresentar mais de 30% de cobertura.
Durante o período de germinação, as temperaturas ideais do solo para a cultura de milho estariam entre 25ºC e 30ºC, sendo que temperaturas do solo inferiores a 10ºC ou superiores a 40ºC ocasionam prejuízo sensível à germinação.
Já a profundidade de plantio das sementes de milho varia em relação ao solo. Em solos arenosos, é recomendável profundidade de 5 cm a 7 cm. Em solos argilosos o plantio é feito em profundidade de 3 cm a 5 cm.
Sistemas de preparo do solo
A semeadura pode ser feita diretamente no local definitivo da lavoura ou em sementeiras. O espaçamento entre as plantas é baseado nas características dos talhões, a média é que essa distância seja de 1m entre as linhas de plantio e 20cm entre as plantas.
O sucesso de qualquer plantação depende do cultivo escolhido, dos cuidados durante o cultivo e das condições da terra em que ela é fixada. Portanto, é recomendado preparar o solo para plantar o milho, iniciando por uma boa limpeza, a qual deve tirar todos os resíduos que estão superficialmente visíveis.
Por Que Investir na Plantação de Milho? Há diversos motivos para investir no cultivo de milho. Em primeiro lugar, esta atividade é bastante rentável, uma vez que este mercado é extremamente próspero devido à demanda interna e externa que existe para o consumo deste produto, sendo estável e evitando que o produtor sofra constantes prejuízos.
O milho é uma planta de fácil adaptação, mas a região escolhida para plantá-la deve apresentar temperaturas entre 10°C e 30°C, abaixo ou acima disso ela pode não sobreviver. O solo deve ser fértil, rico em matéria orgânica e bem drenável, visto que o cereal não tolera o excesso de umidade.
Para quem está ingressando no cultivo do milho, recomenda-se optar por uma das duas principais variedades, que são o milho comum (verde) e o milho para pipoca (hibrido), os mais cultivados e consumidos no Brasil.
Qual a qualidade do tecido bengaline?
Quando o CA 125 é considerado câncer?
Quanto de energia preciso para aquecer 1 litro de água?
Qual lado do motorista na Alemanha?
Pode passar hidratante antes do ácido no rosto?
O que acontece em uma cirurgia espiritual?
O que faz o procedimento desfragmentar?
O que acontece se ligar uma extensão na outra?
Quanto tempo o álcool fica no organismo?
Como é que as plantas se movimentam?
Como preencher o formulário de identificação do condutor infrator?
Como excluir um usuário no PlayStation 4?
Qual a importância da agricultura moderna?
Como descongelar cachorro quente?