Resposta: Podemos definir o Mercantilismo como sendo a política econômica, adotada na Europa durante o Antigo Regime. Uma de suas principais características foi a forte interferência do governo absolutista (monarcas e seus ministros) na economia de seus países.
O mercantilismo foi um conjunto de práticas e ideias econômicas que dominou a Europa na transição do feudalismo para o capitalismo. A riqueza das nações em formação estava no acúmulo de metais precisos, na intervenção do Estado na economia e no protecionismo.
O mercantilismo surgiu entre os séculos XV e XVIII, no período que conhecemos como Idade Moderna. Ele é considerado um conjunto de práticas econômicas adotadas pelos estados nacionais, com o objetivo de acumular riqueza e dar poder ao rei.
O mercantilismo vê a intervenção do Estado como o meio mais eficaz para o desenvolvimento econômico. Outra tendência do mercantilismo era fortalecer o poder do Estado no exterior, subordinando a atividade econômica a esse objetivo, e interessando-se pela riqueza enquanto servisse como base para isso.
O mercantilismo foi o conjunto de práticas econômicas adotado pelas nações europeias entre o século XV e o século XVIII. Essas práticas econômicas são consideradas pelos historiadores como o estágio de transição do modo de produção feudal para o modo de produção capitalista.
Tipos de Mercantilismo
O conceito de metalismo surgiu na transição entre Idade Média e Idade Moderna como característica de uma prática econômica nova na Europa: o mercantilismo. As grandes navegações comerciais proporcionaram o encontro e manuseio desses metais para esse tipo de negócio.
Surgiu por causa da queda do sistema feudal .. os burgos fizeram a classe burguesa que se uniu ao rei porque convinha a eles um poder centralizado ... então para controlar a economia da época surgiu o mercantilismo que é um conjunto de praticas econômicas .
Podemos definir o mercantilismo como sendo a política econômica, adotada na Europa durante o Antigo Regime. O governo absolutista interferia muito na economia dos países. O objetivo principal destes governos era alcançar o máximo possível de desenvolvimento econômico, através do acúmulo de riquezas.
A Espanha adotou o mercantilismo metalista e enriqueceu com o ouro e a prata, explorados no continente americano, mas como não desenvolveu o comércio, a agricultura e a indústria, passou a importar produtos pagos com ouro e prata. Como as importações superavam as exportações (déficit), a economia espanhola no século XVII, ...
A confiança no mercantilismo começou a decair em finais do século XVIII, quando as teorias de Adam Smith e de outros economistas clássicos foram ganhando prestígio no Império Britânico e, em menor grau, no restante da Europa (exceto na Alemanha, onde a Escola Histórica de Economia foi a mais importante durante todo o século XIX e começo do XX ).
Ao longo de três séculos, os pensadores mercantilistas foram mudando sua opinião a respeito do que faria a riqueza de uma nação. Por isso, identificamos duas fases das práticas mercantilistas:
Como concluir ensino médio rápido?
Qual é a youtuber feminina mais famosa?
Quanto por cento o Brasil exporta de carne bovina?
Porque a Igreja Ortodoxa separou da Igreja Católica?
Qual a medida de Mourão para curral?
Quando desbloqueia no WhatsApp as mensagens chegam?
O que é um operador diagonalizável?
Quais os direitos de um trabalhador temporário?
Como deve ser realizada a recepção do paciente na unidade de saúde?
Qual a função das argamassas junto aos elementos de vedação?
Como era a eudaimonia para o grego?
Como tratar a síndrome da bexiga Dolorosa?
Quais empresas mais antigas do mundo?