Através dos jogos o aprendizado é mais significativo, os alunos apreendem mais conhecimentos e melhora sua capacidade de interação e competitividade. O discente aprende a trabalhar em equipe e a se comunicar com mais facilidade acelerando o seu crescimento intelectual.
A aprendizagem significativa é possível, por meio do diálogo entre professor e alunos e entre os próprios alunos, ajudando-os a fazer conexões entre conceitos não bem interconectados. No entanto, isso ocorre em salas com menor número de alunos.
Os jogos matemáticos desenvolvem o raciocínio lógico das crianças e suas habilidades; levam-nas a conceberem a matemática como uma disciplina prazerosa e proporcionam a criação de vínculos positivos na relação professor-aluno e aluno-aluno.
Os jogos inseridos no contexto escolar propiciam o desenvolvimento de habilidades, bem como auxiliam no processo de aprendizagem de conceitos matemáticos, permitindo um caminho de construção do conhecimento que vai da imaginação à abstração de ideias, mediadas pela resolução de problemas.
Para trabalhar com jogos, o professor tem que considerar alguns pontos e características importantes: objetivo, público, material, tempo, espaço, dinâmica, papel do adulto, proximidade de conteúdo, avaliação e continuidade (MACEDO, 2000).
Se o escolhido for um jogo de percurso pode-se trabalhar o termo a termo, a noção de quantidade, espaço, dentre outras.
Mostram que um jogo precisa ser jogado várias vezes para que os alunos possam se apropriar do mesmo, criar estratégias e construir os conceitos que estão sendo trabalhados. As autoras citadas dizem também que um bom jogo é aquele que a criança pode jogar de maneira lógica e desafiadora para si mesma e para o seu grupo.
A teoria nos mostra que o jogo não é apenas diversão. Ele é responsável por favorecer o desenvolvimento afetivo, cognitivo e moral, além de permitir ao aluno estabelecer relações e resolver problemas. E você, acredita no jogo como estratégia didática? Ele está presente em sua rotina de forma permanente? Jogo ou exercícios: qual a diferença?
A confecção dos jogos pelos alunos é de extrema importância, pois promove e estimula a criatividade e proporciona uma maior interação entre os participantes. Quando os alunos se envolvem na criação dos jogos se sentem mais estimulados e o processo ensino aprendizagem de conteúdos abordados em sala de aula se concretiza de forma mais eficiente.
Como saber se o DVD é original ou pirata?
Como saber se meu DVR está conectado à internet?
O que é um iPhone recondicionado?
Como instalar película em gel?
Como fazer um Boletim de Ocorrência pela internet passo a passo?
Como retificar um inventário judicial?
O que Vargas escreveu antes de morrer?
Como recuperar uma conta no Tinder?
O que caracteriza o naturalismo?
Como faço para ocultar atividades recentes no Facebook?
Como retirar bandagem funcional?
Como corrigir uma certidão de óbito?
Como mineiro fala Belo Horizonte?
Qual a diferença entre citologia e biópsia?