O pistilo é formado por uma ou mais folhas modificadas, que se fundem dando origem a uma porção basal dilatada, denominada ovário. Quando o pistilo é reduzido e não funcional, designa-se por pistilódio.
Gineceu é a denominação dada ao conjunto reprodutor feminino de uma flor. Essa estrutura agrega carpelos e óvulos, sendo que o carpelo é composto por estilete, estigma e ovário.
Um ou mais carpelos formam uma estrutura em forma de vaso, o pistilo. Este apresenta uma região basal dilatada, o ovário, do qual parte um tubo, o estilete, que termina em uma região dilatada, o estigma. O conjunto de pistilos de uma flor constitui o gineceu (do grego gyncos, mulher, feminino).
O gineceu é formado pelo conjunto de carpelos de uma flor. O androceu é formado pelo conjunto de estames (estruturas formadas pela antera e filete) de uma flor. No gineceu, encontra-se o óvulo, que contém o saco embrionário (gametófito feminino) e a oosfera (gameta feminino).
É constituído pelo ovário, que contém um ou mais óvulos, os quais, depois de fecundados, originam as sementes, numa zona intermédia, pelo estilete (por vezes ausente), uma estrutura mais ou menos alongada, que liga o estigma ao ovário, e, numa zona superior, pelo estigma, superfície recetora dos grãos de pólen.
Um estame é constituído por três partes: antera, conectivo e filete. A maioria das flores do grupo das Monocotiledôneas possui seis estames dentro do perianto (conjunto das pétalas e sépalas), enquanto entre as Eudicotiledôneas eles costumam aparecer em número de quatro ou cinco.
Carpelos são folhas modificadas presentes no interior de flores. Quando os carpelos estão livres entre si, esse gineceu é chamado de apocárpico, e, quando os carpelos estão concrescidos, ele é denominado de sincárpico. ...
Androceu: órgão reprodutor masculino da flor formado por um conjunto de estames, cujo número varia de nenhum a dezenas, dependendo da espécie da flor. Os estames são formados pelo filete e pela antera. É na antera que encontramos os grãos-de-pólen.
Estames são apêndices da flor onde estão presentes os polens. Geralmente são divididos em duas partes: antera e filete. O conjunto de estames da flor é denominado de androceu. Estames são apêndices da flor que produzem micrósporos, que, por sua vez, desenvolvem grãos de pólen.
O carpelo individual ou o grupo de carpelos fusionados são compostos por três partes: estigma, estilete e ovário. O estigma está localizado na parte superior e é o receptor do grão de pólen.