A escola pode exercitar um olhar compreensivo da cultura do outro, produzindo, ao mesmo tempo, reflexão sobre a necessidade de diálogo com o Outro, ou seja, a compreensão da diferença entre culturas, mas da busca de algo que ultrapasse o meramente relativista, de algo que possa nos unir a partir das (e não contra as) ...
Alteridade, muito mais que um conceito, é uma prática. Ela consiste, basicamente, em colocar-se no lugar do outro, entender as angústias do outro e tentar pensar no sofrimento do outro. Alteridade também é reconhecer que existem culturas diferentes e que elas merecem respeito em sua integridade.
Sendo assim, a alteridade está presente na relação afetiva entre professor e aluno, principalmente no que diz respeito ao ato educar, pois, o aluno da educação básica precisa do mediador do processo educativo capaz de colocar-se no seu lugar, podendo vê-lo como um todo, considerando suas necessidades básicas para uma ...
O termo alteridade remete ao reconhecimento do papel do outro na construção da identidade e do conhecimento. É através do nosso relacionamento com o outro que entramos em contato com a subjetividade e elaboramos o autoconhecimento.
Vejamos alguns exemplos de alteridade: Imagine que imigrantes e refugiados comecem a entrar em seu país, passando a habitar a sua cidade. Exercer a alteridade, nesse caso, é reconhecer que aquelas pessoas sofreram e que elas saíram de suas terras natais porque foram obrigadas ou porque queriam levar uma vida digna.
Reconhecer a alteridade é o primeiro passo para a formação de uma sociedade justa, equilibrada, democrática e tolerante, onde todas e todos possam expressar-se, desde que respeitem também a alteridade alheia. Veja também: Desigualdade social – um dos resultados da falta de alteridade no âmbito social
O módulo I nos chamou a atenção sobre a importância da ética e da alteridade nas relações escolares, com a construção do Ser Humano. Entendemos que a ética está relacionada com a alteridade e o Outro, conforme o que estudamos em Antropologia e filosofia. Diz respeito ao que não é o eu, isto é, o diferente.
O significado de alteridade para a psicologia não se encontra afastado dos significados filosófico e comum do termo, com a exceção de que os psicólogos serviram-se muito dos estudos antropológicos para incrementar um significado no termo que remete à cultura.
Como falar lindo em pronome neutro?
O que é um arquivo o que é uma pasta?
Quais são os princípios que regem a organização do SUS?
Como tratar ataques de panico naturalmente?
Quais são os exemplos de aves que não voam?
Como bloquear emails indesejados no gmail?
Quantos quilômetros por litro faz a fazer 2008?
Qual o valor atual de 500 OTN?
Para que serve a mascara de oxigenio?