Ordem CrocodiliaQuando analisamos a história evolutiva dos crocodilianos, percebemos que eles apresentam um grau maior de parentesco com as aves do que com outros répteis. ... Curiosidade: No Brasil, existem seis espécies diferentes de crocodilianos, e todas pertencem à família dos jacarés: Alligatoridae.
as tartarugas e os crocodilianos possuem maior grau de parentesco evolutivo com as aves do que com as cobras e lagartos.
Sendo assim, a teoria mais aceita é a de que as aves constituam um grupo monofilético de tetrápodes, que apresenta como grupo irmão alguns dinossauros Coelurosauria.
A origem das aves dá-se a partir de dinossáurios terópodes (grupo ao qual pertence o Tyrannosaurus rex). Não se pode afirmar que ocorre a transição dos dinossáurios para as aves, nem sequer dos répteis para as aves, pois do ponto de vista filogenético, as aves são dinossáurios e répteis.
Características comuns entre aves e dinossauros
Hoje em dia as aves são consideradas pelos cientistas como dinossauros terópodes derivados - uma ramificação muito especializada desses dinossauros. Isso porque ambos os grupos possuem características em comum: Pescoço alongado e móvel em forma de "S".
31 curiosidades que você vai gostar
Archaeopteryx: o "elo" entre os dinossauros e as aves modernas?
A origem das aves foi um tópico controverso dentro da biologia evolutiva por muitos anos, porém mais recentemente surgiu um consenso científico de que as aves são um grupo de dinossauros terópodes que evoluíram na era mesozoica.
Répteis e aves têm ovos com casca e pele seca. Alguns répteis (como o grupo das tartarugas) e as aves apresentam bico córneo. Os pés das aves e o corpo dos répteis são recobertos por escamas.
Esses animais não possuem glândulas e sua pele pode ser recoberta por placas, escamas, plastrões e carapaças. Essa característica permite que os répteis tenham grande vantagem em ambientes secos, tais como os desertos. Os répteis possuem sistema digestório completo e seus representantes, na sua maioria, são carnívoros.
Répteis, aves e mamíferos são chamados coletivamente de amniotas, porque todos eles têm um ancestral comum, um animal próximo ao Hylonomus. Os pássaros evoluíram dos dinossauros no Jurássico e os mamíferos evoluíram de outro grupo de répteis no Triássico.
ClassificaçãoTinamiformes (Macucos, inambus, codornas)Casuariiformes (Emus e casuares)Rheiformes (Emas e nandus)Struthioniformes (Avestruz)Dinornithiformes (Kiwis)Galliformes (Mutuns, jacus, aracuãs, faisões, perus)Anseriformes (Patos, gansos, cisnes, tachãs, anhumas)Passeriformes (Pássaros - Pardal, Bem-te-vi)
O clado Archosauria em si corresponde à junção de dois grandes grupos que deram origem aos crocodilos (Pseudosuchia) e seus descendentes extintos e aos dinossauros e seus descendentes, as aves (Avemetatarsalia).
Os tiranossauros, velociraptors, alossauros e cia. estão por aí. A diferença é que agora eles atendem por nomes menos glamourosos – pintassilgo, tico-tico, galinha caipira, pato, pombo… Das quase 10 mil espécies de aves que existem, todas são descendentes diretas dos dinossauros.
Foi o Archaeopteryx, que viveu no final do Período Jurássico, entre 159 milhões e 144 milhões de anos atrás. Meio ave, meio dinossauro, ele foi contemporâneo dos répteis famosos.
O nome réptil vem do latim reptare, que significa rastejar. De fato, uma das características mais comuns dos répteis é a locomoção por meio do rastejamento, roçando o ventre no solo. Além disso, os répteis possuem o corpo coberto por escamas, carapaças ou placas, dando um aspecto de pele bem seca.
Os répteis podem ser classificados em quatro grupos: Testudines (tartarugas e jabutis), Squamata (lagartos e serpentes), Crocodylia (crocodilos e jacarés) e Rhynchocephalia (tuatara).
Classificação dos répteis
Os répteis podem ser divididos em quatro linhagens: Testudines (tartarugas e jabutis), Squamata (lagartos e serpentes), Crocodylia (crocodilos e jacarés) e Rhynchocephalia (tuatara).
Todas as aves apresentam BICO, porém outros animais como o ornitorrinco e a tartaruga também possuem estruturas semelhantes. Todas as aves apresentam ASAS, que podem ter a função de voo ou natação. No entanto, os morcegos também possuem asas e as utilizam para voar.
Além das penas
As aves são facilmente reconhecidas porque exibem penas, característica adquirida dos seus ancestrais – sim, dos dinossauros terópodes. Esses ancestrais das aves não eram capazes de voar, porque suas penas se concentravam principalmente na cauda e nas costas.
o corpo é coberto de penas que contribuem para o vôo e para a manutenção da temperatura corpórea; os maxilares foram transformados em bicos e atualmente são desprovidos de dentes; existência de um só côndilo ocipital e escamas nas pernas e nos pés (heranças deixadas pelos répteis);
Considerado o primeiro pássaro da história, o Archaeopteryx albersdoerferi agora carrega o título do fóssil em transição entre os pássaros e os dinossauros. ... Os fósseis apresentam características evolutivas que podem considerá-lo como os ancestrais das aves.
Dentre as diversas teorias acerca da origem das aves, a mais aceita e difundida hoje é que esses animais evoluíram a partir de algumas espécies de dinossauros. Esta teoria foi fundamentada na descoberta de um fóssil de dinossauro em 1861 na Alemanha cuja presença de penas chamou atenção.
A ordem dos Passeriformes, os pássaros ou passarinhos, grupo que representa mais de 60% das espécies atuais de aves, teria surgido por volta de 47 milhões de anos atrás na região do Pacífico Sul, nos arredores da Austrália e da Nova Zelândia.
Quais são os alimentos que contêm enzimas?
Qual processo que se inicia após a aprovação de um candidato?
Quando a palavra muito é um pronome?
Como saber que a laranja e doce?
Quando o inquilino sai antes de vencer o contrato?
Quando se usa o pronome de tratamento ilustríssimo?
Qual o conceito de lançamento?
Quais são as 3 matrizes culturais da dança?
Qual a melhor maneira para correr 5km?
Quais são os pilares do estoicismo?
Como saber se o cheque é verdadeiro?
Qual é o filósofo autor deste conceito sobre liberdade?
Quais as substâncias tóxicas que compõem o cigarro?