De acordo com a norma NBR 1272:2006 da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), área construída é “a área total coberta de uma edificação, o que inclui a área de projeção do telhado da edificação”. Porém, é importante saber: cada prefeitura define a sua própria forma de calcular a ocupação do terreno.
Na certidão de quitação de IPTU ou no próprio boleto de pagamento informa a área total.
Área construída: Soma da área de todos os pavimentos de uma edificação calculada pelo seu perímetro externo. Área não computável: área construída que não é considerada no cálculo do coeficiente de aproveitamento. Área útil: área interna de um compartimento, sem considerar as paredes.
Diferentemente do ponto de vista da obra, onde uma área descoberta pode ser uma área sujeita à construção, como passeios, jardins e piscinas, perante a Prefeitura estas áreas não são consideradas para fins de cálculo de área construída, bem como da ocupação (também tratado na Parte 1 dos Conceitos Básicos).
Via de regra, o cálculo é o mesmo para as edificações já prontas; ou seja, são consideradas todas as áreas cobertas, com garagem e até a cobertura, se for um prédio. Essa conta é importante para que as prefeituras possam fazer a cobrança do IPTU, que se baseia na área construída.
24 curiosidades que você vai gostar
A área construída é a soma da área total de todos os pavimentos de uma edificação. Quanto mais pavimentos uma edificação possuir, maior será a sua área construída.
Área útil é a área interna do imóvel excluindo as paredes e você mede pelo piso. Área construída é a área privativa do imóvel incluindo as paredes.
Pavimento. Qualquer nível horizontal entre andares com acesso unicamente por circulação vertical interna da unidade autônoma (escada, elevador etc.) Exemplo. Mezanino ou mezaninos.
A fórmula básica você aprendeu anteriormente, onde M² = COMPRIMENTO x LARGURA. Depois de calcular o metro quadrado de cada cômodo ou área faremos a soma total no final. Podemos concluir que este apartamento ou casa possui aproximadamente 41,30 m² de área útil.
A fórmula Básica para o cálculo da área de um imóvel ou terreno é : área (m²) = lado (m) X lado (m) .
Como consultar?Acesse o site do CEDI - Histórico da Edificação.Informe o número do contribuinte (SQL - Setor Quadra Lote) sem pontos, vírgulas ou traços e clique em consultar. ... Em seguida os dados do imóvel e o Histórico da Edificação serão exibidos na tela.
Por exemplo: meça o comprimento e a largura de um quarto, depois multiplique esses dois números para obter o resultado que será o seu m².
Área = lado X altura. Por exemplo, suponha um terreno de 12 metros de testada (que é a largura em relação à rua) e 45 metros de profundidade (altura, nesse caso). É só colocar os dados na fórmula e achar a metragem.
Com o tamanho do terreno e com o valor da mão de obra, faça uma conta simples de multiplicação, ou seja, medidas do terreno x preço de m². Usando a formula que ensinamos logo acima, onde M² = COMPRIMENTO x LARGURA.
É a maior taxa em 2020. Em junho, o Sinapi havia ficado em 0,14%. Com o resultado de julho, o indicador acumula inflação de 1,97% no ano e de 3,33% em 12 meses. O custo da construção passou a ser de R$ 1.181,41 por metro quadrado.
Portanto, tudo que está abaixo do térreo é subsolo (enterrado ou aflorado), e no caso de um térreo no nível da rua, havendo pavimento de garagem acima, estes serão denominados como 1º pavimento, 2º pavimento e assim por diante.
Uma casa de dois andares também é conhecida como sobrado. Os custos variam bastante de acordo com a adaptação do terreno para receber a construção, os materiais usados na obra e o número de ambientes que o imóvel terá. Tudo pode ser customizado, respeitando as possibilidades da família.
“Andar Térreo” é a mesma coisa que “Primeiro Pavimento”. Já o “Primeiro Andar” é o mesmo que “Segundo Pavimento”. Ou seja, um prédio de 5 andares tem 6 pavimentos, a saber: “Andar Térrreo ou Primeiro Pavimento”; “Primeiro Andar ou Segundo Pavimento”….”Quinto Andar ou Sexto Pavimento”.
Área útil: medida do espaço interno do imóvel, com exceção das paredes, medidos à partir do piso. Neste cálculo não entram garagens, varandas e áreas de lazer cobertas.
Área útil. Assim como a privativa, também engloba a área de uso exclusivo do proprietário, mas sem as paredes. É a soma das áreas de todos os cômodos do apartamento. Por isso, também é conhecida como “área de vassoura“, já que abrange apenas os espaços em que é possível varrer.
Área Comum: equivale ao espaço que pode ser utilizado por todos os condôminos, como hall de entrada, escadas, áreas de circulação, salão de festas, piscinas, playground, churrasqueiras etc. Área Útil: é toda a área que pode ser decorada e mobiliada e onde o morador pode transitar, como sala, quarto e cozinha.
O primeiro passo para que se tenha sucesso na escolha do seu lar é ter em mãos a planta do imóvel, pois ela informa a largura e o comprimento de cada cômodo. Depois, é só fazer a multiplicação dos valores para descobrir o metro quadrado de cada cômodo (m² = comprimento x largura).
Para o cálculo soma-se a frente e fundo, dividi-se por 2. Somar os lados e dividir por 2. Com ambos resultados agora multiplicuar que encontrará a área em metros quadrados.
Consulta no CRI
Entretanto, caso não possua ou não saiba o código de matrícula, apenas com o endereço completo é possível descobrir o número de inscrição do imóvel. Se você se dirigir a um cartório, tenha sempre em mãos os seus documentos pessoais, endereço completo do imóvel, e, se houver, o número de matrícula.
Dá para ler E-book no celular?
Como retirar o calcário do ferro de engomar a vapor?
O que é bom para tirar Cascão?
Como limpar pulseira de silicone?
Como tirar o DDD da agenda Android?
Como tirar o símbolo de fone de ouvido?
Como tirar notificação do WhatsApp da tela Samsung?
Como tirar tinta de tecido de uma roupa?
Onde é instalado o Adobe Flash Player?
Como ler eBooks da Amazon no PC?
Qual a forma mais rápida de tirar o Creci?
O que precisa para tirar o CRMV?
Como limpar o ouvido entupido de cera?
Como tirar o cartão do Nova Era?
Como tirar o Crea Recém-formado?