Como ser mais empático?
Resposta:ajudando um ao outro com empatia.
Mas afinal, o que é EMPATIA? Por conceito, significa a capacidade psicológica para sentir o que sentiria uma outra pessoa caso estivesse na mesma situação vivenciada. Consiste em tentar compreender sentimentos e emoções, procurando experimentar de forma objetiva e racional o que sente outro indivíduo.
Entenda o que é uma pessoa empática e que se colocar no lugar do outro nos permite entrar em equilíbrio com todo o universo, ressignificando momentos de estresse e brigas, e nos tornando mais flexíveis e prontos a liberar o perdão.
Um dos lugares mais difíceis que podemos nos colocar é o lugar do(a) outro(a), porque o caminho até lá é cheio de JULGAMENTOS e EGOÍSMO. ... Isso leva à ampliação das percepções e evita que julguemos os outros fechando-nos em um ponto de vista egoísta.
Quando temos empatia, sabemos nos colocar no lugar do outro, sabemos entender seus anseios e problemas, sabemos compreender os seus sentimentos. Tudo isso na perspectiva do outro, conforme seus valores e suas crenças.
A origem da palavra 'empatia' vem do grego, empatheia, e descreve a capacidade de compreender os sentimentos e emoções do outro, colocando-se em seu lugar.
Psicologicamente, empatia é a capacidade de você sentir o que uma outra pessoa sente caso estivesse na mesma situação vivenciada por ela, ou seja: procurar experimentar de forma objetiva e racional o que sente o outro a fim de tentar compreender sentimentos e emoções.
Entenda melhor a razão de você deve se colocar no lugar do outro. Um erro bastante comum quando fala em se colocar no lugar do outro é a suposição. Graças a uma certa falta de sensibilidade, decidimos especular o que acontece ao invés de descobrir de fato.
Empatia: a arte de se colocar no lugar do outro. Empatia significa se sensibilizar com a situação de alguém, de modo a sentir o que este também sente. Quando se fala em se colocar no lugar do outro, essa ferramenta assume papel fundamental nessa escolha.
Existem muitas maneiras de ajudar os outros, mas precisamos compreender a situação de cada um e discernir a melhor maneira de ajudar. Sermos compassivos e habilidosos não é suficiente, também precisamos ser generosos com o nosso tempo, ter autodisciplina, paciência, perseverança, concentração e sabedoria.
Cuidar do outro implica compromisso com o semelhante, é ação pautada em princípios e valores. Implica em desenvolver solidariedade e compreensão, em ter uma dimensão ética e de respeito com as pessoas. Aprender a cuidar do outro implica num intenso processo de interação e de formação de vínculos.
O que é Administração Segundo Fayol?
Qual o tipo de doença que o noni cura?
Pode levar secador na mala de mão?
Como estão consolidadas as bases do capitalismo?
Quanto vale a fazenda de Zezé Di Camargo?
Qual é o limite da mente humana?
Quantas gotas de óleo essencial colocar no colar difusor?
Pode tomar 2 Maracugina noite?
Quais pedras colocar embaixo do travesseiro?
Porque Hera não pode ter filhos Semi-deuses?
O que vem depois do estado gasoso?
Como fazer decomposição em matemática?
Onde fica o sinal de dividir no iPhone?
Quais empresas estão sujeitas ao alcance do CPC PME?
Como descobrir a linguagem do amor do seu cônjuge?