Como ser mais empático?
Resposta:ajudando um ao outro com empatia.
Mas afinal, o que é EMPATIA? Por conceito, significa a capacidade psicológica para sentir o que sentiria uma outra pessoa caso estivesse na mesma situação vivenciada. Consiste em tentar compreender sentimentos e emoções, procurando experimentar de forma objetiva e racional o que sente outro indivíduo.
Entenda o que é uma pessoa empática e que se colocar no lugar do outro nos permite entrar em equilíbrio com todo o universo, ressignificando momentos de estresse e brigas, e nos tornando mais flexíveis e prontos a liberar o perdão.
Um dos lugares mais difíceis que podemos nos colocar é o lugar do(a) outro(a), porque o caminho até lá é cheio de JULGAMENTOS e EGOÍSMO. ... Isso leva à ampliação das percepções e evita que julguemos os outros fechando-nos em um ponto de vista egoísta.
Quando temos empatia, sabemos nos colocar no lugar do outro, sabemos entender seus anseios e problemas, sabemos compreender os seus sentimentos. Tudo isso na perspectiva do outro, conforme seus valores e suas crenças.
A origem da palavra 'empatia' vem do grego, empatheia, e descreve a capacidade de compreender os sentimentos e emoções do outro, colocando-se em seu lugar.
Psicologicamente, empatia é a capacidade de você sentir o que uma outra pessoa sente caso estivesse na mesma situação vivenciada por ela, ou seja: procurar experimentar de forma objetiva e racional o que sente o outro a fim de tentar compreender sentimentos e emoções.
Entenda melhor a razão de você deve se colocar no lugar do outro. Um erro bastante comum quando fala em se colocar no lugar do outro é a suposição. Graças a uma certa falta de sensibilidade, decidimos especular o que acontece ao invés de descobrir de fato.
Empatia: a arte de se colocar no lugar do outro. Empatia significa se sensibilizar com a situação de alguém, de modo a sentir o que este também sente. Quando se fala em se colocar no lugar do outro, essa ferramenta assume papel fundamental nessa escolha.
Existem muitas maneiras de ajudar os outros, mas precisamos compreender a situação de cada um e discernir a melhor maneira de ajudar. Sermos compassivos e habilidosos não é suficiente, também precisamos ser generosos com o nosso tempo, ter autodisciplina, paciência, perseverança, concentração e sabedoria.
Cuidar do outro implica compromisso com o semelhante, é ação pautada em princípios e valores. Implica em desenvolver solidariedade e compreensão, em ter uma dimensão ética e de respeito com as pessoas. Aprender a cuidar do outro implica num intenso processo de interação e de formação de vínculos.
Pode fazer sexo depois da depilação com cera?
Qual é a diferença entre a extensão de imagem PNG e JPG?
O que é a BIOS e para que serve?
Quais atitudes são necessárias para nos tornarmos mais preparados para o futuro?
O que são custos indiretos em uma obra?
Quais são as hashtags mais seguidas no Instagram?
Qual o perfil de um engenheiro de software?
O que fazer para o anticoncepcional falhar?
Qual o significado de Sectumsempra?
O que acontece se você fumar um cigarro?
Qual a finalidade da reportagem e a quem ela se destina?
Quem tem câncer pode pegar fila preferencial?
Quais os materiais para fazer um terrário?