Falseabilidade ou refutabilidade, é a propriedade de uma asserção, ideia, hipótese ou teoria poder ser mostrada falsa. Conceito importante na filosofia da ciência (epistemologia), foi proposto pelo filósofo austríaco Karl Popper na década de 1930, como solução para o chamado problema da indução.
O falsificacionismo consiste na reformulação do papel que as observações empíricas desempenham no teste e aceitação das teorias científicas, funcionando ainda como um critério de demarcação entre a ciência e a não-ciência. ... A lógica dedutiva conferiria à empírica o papel de refutar as teorias pretensamente científicas.
A ideia de progresso, na epistemologia popperiana, está ligada à ideia de verossimilhança, originária do falseacionismo metodológico como critério de demarcação. Na concepção de Popper, o conceito de corroboração é o que permite uma avaliação crítica de teorias e, por conseguinte, a escolha de teori...
O critério de demarcação proposto por Popper é a testabilidade, refutabilidade ou falsificabilidade para as teorias científicas. Um enunciado ou teoria é falsificável, segundo o meu critério, se e só se existir, pelo menos um falsificador potencial (Popper, 1987a, p.
Conforme aponta Lakatos, existe um tipo de falsificacionismo dogmático que considera a refutação de uma teoria de maneira definitiva, baseada na aceitação incondicional de enunciados básicos (1979, p. 115), o que seria um problema para Popper dada sua pressuposição falibilista do conhecimento.
Também chamada de verificacionismo, essa teoria do conhecimento afirmava que apenas as declarações verificáveis através da observação direta ou da prova lógica são significativas.
O Círculo de Viena nasceu marcado pela preocupação com a interpretação, com o sentido da linguagem. Estavam interessados em como transmitir os resultados da Ciência, da 'Ciência Positiva' resultado do empirismo que deu origem ao cientificismo dos séculos XIX e XX.
Contudo, se a afirmação fosse verdadeira, seria difícil prová-la. Falseabilidade, ou refutabilidade, é a propriedade de uma asserção, ideia, hipótese ou teoria poder ser mostrada falsa.
Assim, qualquer afirmação científica baseada em observação jamais poderá ser considerada uma verdade absoluta ou definitiva. Uma teoria científica, no máximo, pode ser considerada válida até quando provada falsa por outras observações, testes e teorias, mais abrangentes ou exatos que a original.
Falseabilidade. A possibilidade de uma teoria ser refutada constituía para o filósofo a própria essência da natureza científica. Assim, uma teoria só pode ser considerada científica quando é falseável, ou seja, quando é possível prová-la falsa. Esse conceito ficou conhecido como falseabilidade ou refutabilidade.
Como saber se estou no Cadastro Único 2021?
Como descobrir se a pessoa te bloqueou no Facebook?
Como recuperar uma conversa do WhatsApp que foi denunciada?
Como saber se você tem alguma doença mental?
Como saber se uma aranha picou?
Como instalar nova hachura no CAD?
Como são formadas as grandes redes de comunicação?
Como ir de metrô para o Aeroporto de Guarulhos?
Porque as moléculas se formam?
Como se formam as pontes de hidrogênio?
Qual a média de pontos numa partida de basquete?
Quais são as diferenças entre organização não governamental e organização internacional?