Como uma empresa pode comprovar sua hipossuficiência?declaração de imposto de renda;protestos;livros contábeis;inadimplência com fornecedores;deferimento do pedido de Recuperação Judicial;inscrição em órgãos de proteção ao crédito;balanços aprovados pela Assembleia;saldo bancário negativo.
Faz jus ao benefício da justiça gratuita a pessoa jurídica com ou sem fins lucrativos que demonstrar sua impossibilidade de arcar com os encargos processuais.
- Para a concessão da gratuidade de justiça para pessoa jurídica faz-se necessária a apresentação de documentação que comprove a condição de hipossuficiência da empresa - Demonstrada a impossibilidade financeira de arcar com as despesas do processo deve ser deferido o benefício para a pessoa jurídica .
É possível a concessão da gratuidade judiciária mediante simples declaração formal, nos autos, da pessoa física que não tem condições de pagar as custas, as despesas do processo e os honorários advocatícios sem prejuízo próprio ou de sua família.
Tal prova pode ser feita por meio de documentações, tais como inscrições junto à órgãos de restrição ao crédito, saldo bancário negativo, dívidas com fornecedores e débitos perante o fisco.
26 curiosidades que você vai gostar
Dentre outros, menciono, abaixo, alguns documentos que poderá juntar ao processo, para comprovar a situação de insuficiência financeira:Declaração de Hipossuficiência assinada pelo requerente ou seu advogado.Cópia integral da CTPS – Carteira de Trabalho;Últimos 03 (três) contracheques;
Para comprovar o alegado, carrearam aos autos declaração de miserabilidade jurídica; extrato de Imposto de Renda; e declaração de inatividade empresarial.
Portanto, conclui-se que a gratuidade ao acesso ao Judiciário é garantida a todo aquele que alegar hipossuficiência financeira, presumindo-se verdadeira as alegações feitas, sem que haja necessidade da produção de qualquer outra prova.
Gratuidade de Justiça: Benefício concedido, por decisão judicial, à parte que comprove não ter recursos financeiros para custear o processo; Isenta apenas o pagamento de custas e despesas processuais, descritos em lei; Não garante advogado gratuito; Previsão Legal: Artigos 98 a 102 do Código de processo Civil.
Como transferir o dinheiro da poupança para conta corrente Next?
O que é bom para fortalecer a musculatura do cachorro?
Como solicitar estorno bilheteria Digital?
Tem como transferir internet da Oi para Vivo?
Tem como sacar o FGTS emergencial na boca do caixa?
Como transferir veículo de pessoa falecida com inventário?
Como colocar conteúdo no Nutror?
Como tirar o desbotado do jeans?
Como aconteceu a unificação de Portugal?
Como tirar impressão de copo de vidro?
Quanto tempo escovar os dentes com aparelho?
Como tirar nota boa na prova online?
Qual é a origem da psicologia científica?
O que acontece com os cílios que entram no olho?