O sistema renal tem como função filtrar o sangue que chega bombeado pelo coração, regulando o volume intravascular. A estrutura renal é constituída de dois rins, dois ureteres, bexiga e uretra.
Dentro do Sistema Urinário, os rins executam a função principal, que é a de filtrar do sangue as substâncias potencialmente tóxicas para o organismo. Assim, os rins regulam os níveis iônicos no sangue, controlam o pH, o volume e a pressão do sangue, produzem hormônios e excretam substâncias.
O aparelho urinário é constituído de dois rins, dois ureteres, uma bexiga e uma uretra. O rim é o responsável pela homeostase (equilíbrio do meio interno), filtrando o plasma e removendo as substâncias indesejáveis ingeridas pela pessoa ou produzidas pelo metabolismo corporal.
O sistema excretor é o responsável por garantir que as diversas substâncias encontradas em excesso no corpo e os produtos tóxicos do metabolismo sejam eliminados. Isso quer dizer, portanto, que esse sistema contribui ativamente para a manutenção da homeostase por meio da produção da urina.
A sua principal função é armazenar urina antes de ser eliminada do corpo. A urina é produzida pelos rins e conduzida até a bexiga através dos ureteres. Durante a micção, os músculos da bexiga se contraem e a urina é eliminada através da uretra.
Órgãos do sistema renal. Nosso sistema renal é composto por 4 órgãos: 1 – Rins. Tratam-se de dois órgãos (direito e esquerdo) que possuem o tamanho aproximado ao de uma mão fechada. Os rins possuem um formato semelhante ao do feijão e ficam localizados logo abaixo da caixa torácica, posicionado um em cada lado da coluna vertebral.
Confira abaixo os principais problemas causados no sistema renal humano. Trata-se de uma inflamação ocorrida no tecido dos rins, sendo geralmente causada por agentes infecciosos como vírus e bactérias. A principal causa dessa doença é a predisposição natural do organismo que ocorre devido à baixa na imunidade.
A Doença Crônica Renal leva a uma redução dessa capacidade, por pelo menos três meses, e é classificada em seis estágios, conforme a perda renal. O rim tem múltiplas funções e todas elas são fundamentais para o organismo se manter vivo e funcionando. As principais funções renais são: controle da pressão arterial.
Acompanham a perda de função renal. A função renal refere- se à filtração glomerular. A IRA é um diagnóstico sindrômico(sintomas e sinais que caracterizam uma moléstia ou lesão), pode ser causado por várias entidades, em vários contextos clínicos, caracterizando sub- síndromes, que serão caracterizados a seguir.
Quais são os sintomas da hepatite medicamentosa?
Como contar os carbonos de uma cadeia?
O que pode causar infecção mamária?
Qual a utilidade do exame de urina?
Como preparar o álcool perfumado?
O que é atividade de um catalisador?
Como manusear o Lecionário semanal?
Como jogar Free Fire no PC e Mac?
Como conseguir patrocínio para corrida de rua?
Como usar a pedra obsidiana floco de Neve?