As fronteiras são os limites entre duas partes distintas, por exemplo, dois países ou dois estados. Elas podem ser definidas como a separação entre dois territórios. As fronteiras podem ser definidas como linhas convencionais que demarcam um determinado território, como o confim de um Estado ou país.
As fronteiras, ao contrário do que muitas vezes se crê, não se demarcam unicamente sobre as terras, pois existem diferentes tipos de fronteiras: aéreas, territoriais, fluviais, marítimas e lacustres. As fronteiras podem dividir qualquer coisa, desde classes sociais e econômicas até cidades e países.
Uma fronteira é uma linha física ou artificial que separa áreas geográficas e são conhecidas principalmente por serem limites políticos e separarem países. Uma fronteira também descreve a área controlada por um poder administrativo ou político.
A fronteira surgiu com o Estado Territorial, o qual teve origem com a transição do Estado Medieval ao Estado Absolutista e, consequentemente, ao Estado Moderno. ... Por fim, no sentido cultural, usa-se o termo “fronteiras” para designar a divisão cultural entre um grupo de pessoas, por exemplo.
Acordos e tratados entre os países envolvidos delimitam as fronteiras de cada território. ... Todos os limites territoriais existentes na face da Terra foram firmados por meio de acordos e tratados entre os países envolvidos.
Os limites indicam onde começa o território de um país e onde termina o de outro. Os limites podem ser naturais (rios, cadeias de montanha...) ou artificiais (definidos pelas pessoas). Já a fronteira é uma região, uma faixa definida a partir dos limites de dois ou mais países.
As fronteiras se tornam mais, ou menos, flexíveis de acordo com os interesses políticos e econômicos envolvidos no processo. Um exemplo bastante interessante é o da fronteira entre os Estados Unidos e o México. O uso da mão-de-obra barata dos mexicanos é relevante para o desenvolvimento econômico dos Estados Unidos.
Já as fronteiras constituem espaços dinâmicos, fazendo referência às trocas e relações culturais, econômicas, militares, religiosas, entre outras. A diferença entre limite e fronteira está no nível de abrangência de cada um desses conceitos distintos.
Diversas vezes a expressão limite é confundida com fronteira, no entanto, essa corresponde à toda extensão da linha limite de um país (exemplo fronteira entre Argentina e Brasil). Todo país que possui litoral detém parte do território em áreas marinhas até um certo ponto do oceano, denominada de fronteira marítima.
Muitas vezes, as fronteiras políticas entre países se formam ao longo dos limites físicos. Por exemplo, a fronteira entre a França e a Espanha segue os picos das montanhas dos Pirineus, enquanto os Alpes separam a França da Itália. O Estreito de Gibraltar é a fronteira entre o sudoeste da Europa e o noroeste da África.
Todo país que possui litoral detém parte do território em áreas marinhas até um certo ponto do oceano, denominada de fronteira marítima. As zonas próximas às fronteiras entre duas nações normalmente são urbanizadas e produzem um grande fluxo comercial e cultural entre habitantes das nacionalidades envolvidas.
Como a gordura é eliminada pela respiração?
Como é formado o Supremo Tribunal Federal?
Como saber se um PDF e Editavel?
Qual a maior locomotiva a vapor do mundo?
Quais são as distribuições do Linux mais usadas?
É verdade que aspirina faz crescer o cabelo?
Quem recebe doação tem direito a herança?
O que diz o artigo 236 do ECA?
Como fazer a Inscrição Municipal do MEI?
Quem está isento de garantir a execução trabalhista?
Qual principal Aminoacido limitante presente nos cereais?
Qual foi o primeiro cão do mundo?
O que se deve comer na dieta detox?
Quem é o segurado e quem é o sinistrado?
Quanto tempo o jejum intermitente faz efeito?