Instrumentos musicais são classificados em três grupos, os instrumentos de cordas, instrumentos de sopor e instrumentos de percussão.
Agudos: são aqueles instrumentos que alcançam notas muito altas, como o violino; Médios: são instrumentos que reproduzem som em uma altura mediana, como o saxofone alto; Graves: são aqueles instrumentos que reproduzem notas em frequências baixas, como o contrabaixo.
De acordo com a classificação Hornbostel-Sachs, os instrumentos são classificados de acordo com o elemento que vibra para produzir o som. Neste sistema, os instrumentos de percussão podem ser classificados em idiofones, membranofones e cordofones.
Há quatro famílias ou naipes de instrumentos: cordas, madeiras, metais e percussão.
A maioria dos instrumentos musicais entra em um de quatro grupos, todos os quais são representados em uma orquestra. Instrumentos de sopro de madeira, de sopro de metal, de corda e de percussão são os quatro tipos, e cada categoria contém uma gama de exemplos variados.
(Agosto de 2015) A Classificação de instrumentos musicais consiste na divisão dos mesmos de acordo com suas características. Podem ser classificados conforme o material usado para sua construção, a característica de seu som ou de que forma produzem o som.
Produzem som através da vibração do corpo elástico, no caso, as cordas. Membranofones: são aqueles que produzem som por meio de uma membrana, como tambores por exemplo; Idiofones: os instrumentos que produzem som pelo seu próprio corpo, como o sino, fazem parte deste grupo. A classificação levando-se em conta a altura do som produzido.
Como pudemos ver, existem vários instrumentos musicais e algumas divisões utilizadas para agrupá-los. É importante sempre conhecer a historia, procedência e classificação do instrumento para que possa executá-lo sempre melhor. Roger é guitarrista com formação superior, bacharel e licenciado em música, também com formação pela EM&T, IG&T e LEM.
Graves: são aqueles instrumentos que reproduzem notas em frequências baixas, como o contrabaixo. Um instrumento musical específico pode possuir divisões em termos de tecitura, como é o caso dos saxofones. Para identifica-los, usa-se uma especificação, como soprano, alto, tenor e barítono.
Como é feita a classificação dos músculos?
O que é interação farmacocinética?
Qual a diferença do pneu R1 e T1?
O que acontece com a gordura quando usamos cinta?
Como calcular o valor residual de um ativo?
São componentes da aprendizagem?
Como se chama uma pessoa que não presta atenção em tudo?
Qual o tipo de carne que os bebês usam?
Qual o objetivo da batalha naval?
Que sistema nervoso anelídeos artrópodes e moluscos têm em comum?
Qual é o principal combustível utilizado no alto forno no Brasil?
Quantas horas trabalha um executivo?
Porque é que o gelo é menos denso que a água?
Quais são os disjuntores mais utilizados?