No texto Por que o gelo flutua na água?, explicou-se que a densidade do gelo é menor que a da água, pois à medida que vão se congelando, as moléculas de água formam ligações de hidrogênio entre si, que resultam em uma disposição tridimensional com espaços vazios.
No gelo comum, obtido sob pressão atmosférica, as moléculas de água formam estruturas hexagonais que deixam vãos entre elas. A ausência de moléculas nesses espaços causa uma diminuição da densidade do sólido em relação ao líquido.
A densidade do gelo é menor que a da água líquida porque, conforme é bem sabido, as moléculas de água são formadas por dois átomos de hidrogênio ligados a um átomo de oxigênio, isto é, H2O.
Isso acontece porque o gelo é formado por moléculas de água arranjadas geometricamente em forma de cristais. Quando elas se organizam dessa maneira, deixam mais […] Por causa da geometria de suas moléculas. ... Assim, o gelo fica menos denso que a água, ao mesmo tempo que ocupa mais espaço que ela.
Qualquer um sabe: a água congela a 0ºC.
23 curiosidades que você vai gostar
É a passagem do estado líquido para o estado sólido. Isso só é possível quando a água atinge a temperatura de 0ºC. Isso acontece quando colocamos a água no congelador e ela se transforma em gelo.
É por esta razão que o gelo é menos denso do que a água no estado líquido e por isso, o gelo flutua sobre a água, ao contrário do que geralmente acontece, em que o sólido é mais denso que o líquido.
Isso faz com que a densidade do gelo seja menor que a da água líquida. A densidade da água no estado líquido é 1,0 g/cm3, enquanto a do gelo é 0,92 g/cm3.
“Neste caso formam-se ligações entre átomos de hidrogênio de uma molécula, com o átomo de oxigênio de outra. Essas ligações são mais afastadas, e com essa distância o volume da água aumenta”, explica o professor.
A água é menos densa na forma de gelo. Por que os lagos não ficam totalmente congelados.
O gelo flutua na água, porque sua densidade é menor do que a da água líquida em temperatura ambiente. ... Esse aumento de volume faz com que o gelo tenha uma densidade menor que a água em estado líquido. Essa é uma propriedade incomum, porque a maioria das substâncias puras é mais densa no estado sólido do que no líquido.
Pois é, com a água o processo fica invertido: ela aumenta seu volume ao se solidificar, o que pode ocasionar a explosão de uma garrafa de cerveja colocada num congelador.
Solidificação: passagem de uma substância do estado líquido para o sólido. Para que ocorra, é necessário que a substância perca calor. Quando a água no estado líquido forma o gelo no freezer, por exemplo, estamos observando a solidificação.
Diferença entre quantidade de massa e volume
Em um litro cabem 1.000 gramas de água, enquanto que, em relação ao óleo, cabem somente 900 gramas, conduzindo à conclusão de que 1 litro de água pesa mais que 1 litro de óleo.
Por exemplo: 1 litro de água tem o total de 1 de densidade, logo pesa 1 kg. No entanto, um litro de outra substância pode não ter o mesmo peso em quilos que a água.
Como o litro não é uma medida de peso, mas sim de volume, um líquido mais denso sempre vai ocupar menos espaço. Na prática, 999,973 gramas de água a 4 °C completam 1 litro.
O que importa para um líquido flutuar sobre outro é a sua densidade e não sua viscosidade. O óleo é menos denso do que a água. Na prática, isso significa que um litro de óleo pesa menos do que um litro de água, então ele fica na superfície.
Quando existem derrames de petróleo no mar, praticamente todos nós já observamos o petróleo derramado a flutuar na superfície da água salgada do mar. Entretanto, nesta experiência podemos observar a água a flutuar num fluido. Esse fluido é o mel, tratando-se do líquido mais denso de todos os que foram analisados.
Em condições ambientes a água é encontrada na natureza no estado líquido, contudo, se for submetida a uma elevação de temperatura, poderá passar da fase líquida para a fase gasosa.
A água vira gelo tanto a partir do estado líquido quanto do gasoso (vapor de água). Isso acontece quando ela atinge uma temperatura igual ou inferior a 0°C. Esse é o ponto de congelamento, ou de solidificação, da água.
a) Quando a água ferve, ela sofre vaporização .
Quando a água líquida é resfriada e passa para o estado sólido (gelo), essa mudança de estado físico é denominada solidificação. Ao aquecer o gelo até fazê-lo passar para o estado líquido, a mudança de estado físico que ocorre é denominada fusão.
Solidificação Mudança de estado líquido para o estado sólido provocado pelo arrefecimento ou resfriamento. Além disso, o "Ponto de Solidificação" da água é de 0ºC. O exemplo mais visível são os cubos de água que colocamos no refrigerador para fazer os cubos de gelo.
Note que o gelo não fica totalmente em cima da água. Visto que sua densidade é 0,9 g/mL e da água é 1,0 g/mL, isso quer dizer que 90% do gelo fica debaixo da água e apenas 10% dele fica acima da superfície do líquido.
Como as pessoas se vestem em Gramado?
Como funciona o sistema de cotas em concursos públicos?
O que representa a obra A Última Ceia?
Quando cabe reconvenção na Justiça do Trabalho?
Como ver a situação do veículo pelo Renavam?
O que é pesquisa básica e aplicada exemplos?
O que é o folclore para Educação Infantil?
Qual é a melhor hora para tomar vinagre de maçã?
Como encontrar a realização profissional?
Quais multas de trânsito suspende a CNH?
O que diz a habilidade EF69LP16?
Como são chamados os poemas com versos de 5-7 12 sílabas poéticas?