O sistema de arquivos organiza os arquivos em estruturas conhecidas como diretórios. O diretório é uma estrutura de dados em árvore que contem elementos associados aos arquivos onde cada elemento armazena informações como a localização física, nome, organização do arquivo e demais atributos do arquivo.
Implementação de arquivos
Um arquivo ou ficheiro de computador é um recurso para armazenamento de informação, que está disponível a um programa de computador e é normalmente baseado em algum tipo de armazenamento durável. ... Um arquivo pode ser considerado como um objeto, possuindo um nome que o identifica, atributos e valores.
Tipos de sistema de arquivos
Sistema operacional | Tipos de sistema de arquivos suportados |
---|---|
Windows 2000/XP | FAT16, FAT32, NTFS (versões 4 e 5) |
Windows 7/8/10 | FAT32, NTFS |
Linux | Ext2, Ext3, ReiserFS, Linux Swap (FAT16, FAT32, NTFS) |
MacOS | HFS (Hierarchical File System), MFS (Macintosh File System) |
File Allocation Table (FAT, tradução livre: Tabela de Alocação de Ficheiros) é um sistema de ficheiros desenvolvido para o MS-DOS e usado em versões do Microsoft Windows até o Windows 95. A tabela de alocação é um mapa de utilização do disco ou disquete.
Os mais usados são o EXT3 e o EXT4, bem como o ReiserFS. Também há o XFS e o JFS, menos conhecidos. Se você é um usuário comum, provavelmente nunca ouviu falar nestes sistemas de arquivos. Porém, são bastante usados em servidores que, em sua maioria, usam sistemas operacionais baseados em Unix.
Arquivo é um conjunto de informações nomeadas, armazenadas e organizadas em uma mídia de armazenamento de dados. O arquivo está disponível para um ou mais programas de computador, sendo essa relação estabelecida pelo tipo de arquivo, identificado pela extensão recebida no ato de sua criação ou alteração.
Alguns sistemas de arquivos não fazem distinção de letras maiúsculas ou minúsculas, enquanto outros aceitam apenas caracteres em maiúsculo. O tipo do arquivo pode ser indicado na extensão do mesmo, que é uma última parte escrita após um ponto (.) no nome do arquivo.
Na prática, um sistema de arquivos também pode ser utilizado para acessar dados gerados dinamicamente, como os recebidos através de uma conexão de rede (sem a intervenção de um dispositivo de armazenamento). Em geral os sistemas de arquivos proveem métodos essenciais para criar, mover, renomear e eliminar tanto arquivos como diretórios.
Um arquivo pode ser considerado como um objeto, possuindo um nome que o identifica, atributos e valores. [1] Os arquivos podem conter dados estruturados ou não. Os arquivos não estruturados possuem uma sequência de bytes, já os estruturados podem vir organizados em registros ou em árvore (estrutura de dados). [2]
Nomear os arquivos é uma tarefa importante, pois será através do nome que um arquivo será encontrado no sistema de arquivos. Por exemplo, uma aplicação cria um arquivo chamado "dados.txt" e com esse nome outras aplicações poderão acessar este mesmo arquivo. As regras referentes a nomenclatura de arquivos variam de acordo com o sistema de arquivos.
Qual é o substantivo de Guarda-chuva?
Onde morar em Portugal próximo a Lisboa?
Quantos Galeoes Harry Potter tem?
Qual o material da camisa Dry Fit?
Qual é o condutor térmico mais eficiente do planeta?
Qual a importância da festa de Corpus Christi para os católicos?
Quem é maior o rei ou o imperador?
Qual a vantagem da lente de policarbonato?
Quando o Brasil foi a quarta maior economia do mundo?
Qual o peso que uma laje H8 suporta?
Quais são os celulares da linha S?
O que é Hollow em os originais?
Quais foram as duas principais correntes filosóficas?
Quais são as maiores empresas de call center do Brasil?