A datação de objetos arqueológicos é um processo interdisciplinar, envolvendo física, química e biologia. Todos os métodos para se inferir a idade de um artefato ou de fósseis são baseados no estudo das alterações químicas e físicas que acontecem lentamente ao longo do tempo com o material de que o objeto é feito.
Métodos de datação
O método usado é chamado de datação radioativa, se baseia no fenômeno da radioatividade e foi descoberto no final do século XIX. A radioatividade faz os átomos perderem partículas (prótons ou nêutrons) na forma de radiação, causando variação no seu número de massa ou em seu número atômico.
Para poder datar as coisas, os cientistas usam a “meia vida”, que é o momento em que metade dos átomos do objeto de estudo já passaram pelo decaimento. Esse processo em conjunto ocorre em um tempo fixo, por isso é fácil determinar a quanto tempo aqueles átomos estão por ali e saber a idade de qualquer coisa.
Os cientistas podem determinar a idade de objetos antigos pelo método de datação por carbono radioativo. O bombardeamento da parte superior da atmosfera por raios cósmicos converte o nitrogênio em um isótopo radioativo de carbono , com meia-vida de cerva de anos.
Numa rocha são necessários, por exemplo, 106 bilhões de anos para que metade do samário original (147Sm) se transforme em neodímio. Portanto, a meia-vida do samário é de 106 bilhões de anos (1.000 milhões de anos).
Existem dois métodos principais usados para fazer as datações de fósseis e rochas, são eles a datação relativa e a datação absoluta.
Através da datação radiométrica é possível calcular a idade de objetos antigos, como: fósseis, múmias e relíquias. Qual a idade deste fóssil? A datação radiométrica, também conhecida como datação radioativa, permite que se calcule a idade de objetos antigos, tais como fósseis, múmias, relíquias etc.
Os arqueólogos são cientistas que estudam documentos muito diferentes dos documentos escritos: são pedras, objetos, pinturas em rochas, vestígios de fogueiras há séculos apagadas. Todos esses são documentos de povos que viveram muitos e muitos anos atrás naqueles lugares em que se encontram os vestígios.
Os arqueólogos passam a vida toda desentranhando a história material do nosso mundo. No entanto, algumas descobertas são feitas por pessoas comuns que nem sequer percebem o que acabaram de descobrir. Imagine encontrar uma entrada para umas catacumbas no seu quintal.
Como os arqueólogos sabem a idade de um objeto? Como é que os arqueólogos sabem que um fóssil humano tem exatamente 4,2 milhões de anos? Há pouco mais de 50 anos, não havia a menor chance de determinar isso.
Ao longo dos anos, a arqueologia desvendou informações sobre culturas passadas que teriam permanecido desconhecidas se não fosse pela ajuda de tecnologias como a datação por radiocarbono, dendrocronologia, dataçãoarqueomagnética, datação de fluoreto, datação por luminescênciae análise de hidratação obsidiana, entre outras.
Qual a diferença entre o Redmi Note 9 é o Redmi Note 9S?
Como informar plano de saúde na DIRF 2020?
Quais são os três elementos centrais da desigualdade social?
O que faz um cabo da Polícia Militar?
Quais são as funções das instituições religiosas?
Quais as qualidades importantes da ética profissional?
Como Orochimaru criou Mitsuki?
Qual a diferença entre PS e PVC?
Para que serve vermelho de metila?
Quais os benefícios do chá de alho para o coração?
O que é um indicador financeiro?
O que é Pré-diabetes é possível reverter lo?
Qual o significado da palavra autocrítico?
Qual a medida da geladeira Brastemp 443 litros?
Quais os principais valores de uma família?