Ao trabalhar os fundamentos técnicos dos conteúdos ginásticos, o professor solicita aos alunos que falem o que sabem e demonstrem os movimentos corporais. Quando os alunos desconhecem os movimentos corporais institucionalizados, o professor direciona o aluno a produzir e assim recriar este conhecimento.
A ginástica pode ser entendida como uma forma particular de exercitação corporal onde, se abre a possibilidade de atividades que provocam valiosas experiências corporais, enriquecedoras da cultura corporal das crianças (SOARES et al ., 1992).
Souza (1997) defende que a ginástica, como parte de uma manifestação corporal, possui cinco campos de atuação: o saber da competição, o da demonstração, o do condicionamento físico, a da consciência corporal e o da reabilitação.
São eles: jogos, brincadeiras, danças, esportes, ginásticas, lutas, e outros. Este conjunto de práticas tem sido chamado de cultura corporal de movimento, cultura corporal, cultura de movimento.
Para ensinar aos alunos: Utilizando os conhecimentos dos alunos sobre danças e ou ginástica artística, proponha a elaboração de coreografias em equipes. Os alunos poderão levar as músicas que gostam de ouvir e utilizar bolas, cordas, bambolês e fitas de cetim.
Segundo a BNCC (BRASIL, 2017, p. 175): A ginástica geral, também conhecida como ginástica para todos, reúne as práticas corporais que têm como elemento organizador a exploração das possibilidades acrobáticas e expressivas do corpo, a interação social, o compartilhamento do aprendizado e a não competitividade.
A ginástica é uma das mais importantes práticas corporais e deve ter sua compreensão vista como um dos componentes estruturais do plano de curso do docente no Ensino Fundamental.
Entender os riscos e cuidados que se deve tomar ao praticar ginástica. Construir referências sensoriais a partir dos movimentos da GA, buscando superar aquelas que podem se constituir como limitadores dos movimentos (medo, tensão...).
Nessa coleção o professor encontrará aulas que trabalham a ginástica na perspectiva do circo (aulas 11 a 16), com foco tanto artístico quanto técnico e outras que trabalham com o tema transversal saúde relacionando-o com a prática de diversos tipos de ginásticas (aulas 17 a 20).
Nele o professor encontra atividades que oportunizam aos alunos a realização de alguns fundamentos da ginástica, como os saltos, equilíbrio, balanço, giro, rolamento, entre outros.
Como fazer um vaso de Espada de São Jorge?
Como montar diretório no Linux?
Como montar um sistema de hidroponia em casa?
Porque o vídeo não abre no PowerPoint?
Como fazer um template para o Canva?
Como tornar o fundo de uma imagem transparente no AutoCAD?
Como adicionar um timer no vídeo?
Como plantar mini cactos e suculentas?
Como fazer um bom texto bíblico?
Como fazer vaso de plantas artificiais?
Como dar de presente suculentas?
Como inserir uma imagem JPG no AutoCAD?