Plano de contas é a compilação do registro de todos os eventos e movimentações financeiras de uma empresa. ... Ao mesmo tempo, a adoção de uma estrutura de lançamentos deve ser feita de forma personalizada dentro de cada empresa para que todas as especificidades da organização sejam compreendidas.
Em contabilidade, o plano de contas é uma relação de códigos e de classificações usada para registrar as atividades de uma empresa, que serve de base para estruturar relatórios contábeis como o balanço patrimonial (BP) e a Demonstração do Resultado do Exercício (DRE).
Como regra geral, o plano de contas é dividido em quatro grandes grupos: Ativo, Passivo, Receitas e Despesas. Os dois primeiros grupos correspondem às contas patrimoniais da empresa, e os dois últimos, às contas de resultado. Cada um desses quatro grandes grupos possui subdivisões.
O plano de contas, ao padronizar todas as movimentações financeiras, como saídas e entradas, otimiza o fechamento de relatórios como DRE e Balanço Patrimonial.
Plano de contas é o conjunto de contas que norteia os trabalhos contábeis de uma empresa. ... A importância desse elenco de grupos e contas pode ser vista por fatores em cadeia: toda empresa precisa — e é obrigada por lei — a ter escrituração contábil. E não é possível fazê-la sem um plano de contas.
O plano de contas é um instrumento de controle econômico financeiro do patrimônio de uma empresa. É baseado nesse plano que os negócios conseguem elaborar toda a sua contabilidade.
O plano de contas tem o objetivo de tornar os processos financeiros de uma empresa mais claros, organizados e detalhados, principalmente sobre as entradas e saídas do caixa. Essa ordenação padroniza categorias contábeis que são importantes para o seu negócio.
O planejamento para elaboração de um Plano de Contas é necessário já que existe a necessidade do registro de todos os fatos contábeis ocorridos; desta forma, é necessário elaborar uma coleta dos dados para a elaboração padronizada do plano.
Em primeiro lugar, é necessário que você compreenda que o modelo de plano de contas tem a função de mensurar e elencar as despesas da empresa e, para que isso aconteça, elas são classificadas por categorias.
Classificação do Plano de Contas Para classificar os ativos e passivos em um plano de contas contábil, é preciso saber quais são os códigos referentes à classe deles. Neste tipo de plano, inclusive, os códigos possuem diversos numerais, que irão representar não só classes, como também subgrupos, contas, subcontas e itens.
Além disso, mesmo que você não consiga criar um modelo plano de contas “complexo”, com certeza será melhor do que não ter. Por isso, conheça abaixo um modelo de plano de contas simplificado, que pode ser personalizado de acordo com as necessidades da sua empresa.
Quando usar meia risca no texto?
Como ver um processo que corre em segredo de justiça?
Por que o cabeamento blindado é mais seguro?
Como é feito o valor da quebra de caixa?
O que são os três setores da economia?
Pode colocar argamassa interna na parte externa?
Qual o melhor exame para pâncreas?
Quais os 6 esportes aquáticos que participaram?
Como identificar o fim de uma frase?
Onde estão os arquivos temporários?
Qual área está ganhando mais dinheiro?
Como o celular ajuda na sala de aula?
Quanto custa uma cesta básica para uma família de 4 pessoas?
Como o celular envia e recebe som?
Como é feito o gráfico de colunas?